sábado, 12 de abril de 2014

O EXERCÍCIO DA CARIDADE


Quando Allan Kardec indagava das Entidades Venerandas, responsáveis pelas extraordinárias lições contidas no Pentateuco Kardequiano, “Qual o conceito de caridade conforme a entendia Jesus? E, os nobres enviados redarguiram com justa propriedade, respondendo: “Abnegação para com todos e perdão das faltas alheias”, o que, de certa maneira nos permite tecer alguns modestos apontamentos, acerca da caridade, sem a pretensão de esgotar apaixonante assunto, posto que, a caridade, como bandeira da Doutrina espírita, é condição “sine qua non” para lograr-se a salvação.

Na resposta dos Amigos Espirituais, observa-se que a Caridade, alimenta concretamente, a aplicação de duas virtudes por excelência, a saber: Abnegação e perdão, se exercitadas para com todos, alcança, invariavelmente, até aos criminosos, conforme o Evangelho Segundo o Espiritismo, quando se refere à caridade para com os criminosos.

Quanto ao perdão das faltas alheias, percebe-se claramente que não há nenhuma regra condicionante para haver perdão das faltas, assim como também não há, pesos ou medidas diferentes na graduação das faltas, o que subentende, que se deve perdoar ao faltoso, tantas vezes quantas se fizerem necessárias, até que o indivíduo em situação de aprendizado se haja conscientizado da lição, a partir da qual, não mais errará.

Além disso, segundo a Doutrina Espírita, existe acentuada distinção quanto a prática da caridade, posto que ela pode ser caridade moral ou caridade material, segundo as circunstâncias em que se apresentam, porém, em ambas, é imprescindível a presença da abnegação tanto quanto do perdão, e, não é sem razão, que o Evangelista João ao discorrer sobre a  caridade fala acerca da sede, da fome, das vestes, da enfermidade, da hospedagem, etc... denotando o amparo material, enquanto Paulo de Tarso, o apóstolo dos gentios, aborda com clareza ao dizer que, mesmo que falasse a linguagem dos anjos, mesmo que conhecesse todas as profecias, ou desse como sacrifício o corpo para ser queimado vivo ou distribuísse toda a sua fortuna, se não tivesse caridade de nada adiantaria tudo isso.

Nesses casos, como entender o real valor da Caridade no sentido mais abrangente, e qual a recompensa que aguarda àqueles que praticam-na, de acordo com o que foi exposto até o presente momento?

Com absoluta certeza, somente seremos capazes de entender o exercício da caridade, quando nos conscientizarmos do papel que a ela está reservado, de acordo com o Espiritismo quando esclarece: “Fora da caridade não há salvação”.

É interessante observar que a “salvação” encontra-se condicionada ao exercício ou prática da caridade, e esta, por sua vez, encontra-se plenamente inserida nas ações da abnegação e do perdão, sustentando em todos, a esperança de conquistar tal recompensa, de valor incomensurável e que acha-se ao alcance de nossas mãos.

Portanto, devemos aproveitar toda oportunidade que surja, para darmos de beber a quem tem sede, de comer aos que tem fome, vestir os nus e hospedar quem encontra-se ao desabrigo, compreendendo que todo o saber do mundo, o conhecimento dos mistérios, as interpretações filosóficas de qualquer natureza, uma vultuosa riqueza distribuída e tudo o mais que se possa produzir, se não contar com a caridade, nada disso terá serventia, posto que a caridade não se ensoberbece, não pensa mal e procura sempre realizar o interesse alheio, em detrimento do próprio interesse, a ponto de cotejar a fé, a esperança e  caridade, dentre elas a mais importante é a caridade.

Por isso, que o exercício da caridade é tão importante, e todo aquele que a pratica, segundo a conceituação espírita, é um sério candidato à própria salvação, posto que, através destes exercícios, conquistamos virtudes, vencemos as imperfeições que trouxemos de outras jornadas, e nos capacitamos a erguer o céu de nossa salvação.

Ao fazer isto, de maneira prestativa e abnegada, estamos adquirindo o passaporte que nos guardará a nossa almejada paz.


Inocência da Caridade

Nenhum comentário:

Postar um comentário