terça-feira, 22 de abril de 2014

INÁCIO FERREIRA - BIOGRAFIA













Inácio Ferreira

Brasileiro, nasceu em 1.904, na cidade de Uberaba, Estado de Minas Gerais. Dr. Inácio Ferreira somente se ausentou de sua cidade, a fim de estudar medicina, carreira que tanto amou, na então capital do Brasil, Rio de Janeiro.

Ao término de seus estudos, já formado médico em psiquiatria, retorna à sua cidade natal, com a tarefa predestinada ao espírita cristão. Assume, após um casamento por amor e apoiado pela esposa, a direção do primeiro Sanatório Espírita na região: Sanatório Espírita de Uberaba.

O ano de 1.933 vem marcar um grande feito: a assistência gratuita e fraterna no referido Sanatório, à luz do Espiritismo, a qual ainda existe até os dias atuais. A obra em referência foi construída por uma personagem sempre lembrada em terras do chamado Brasil Central: Maria Modesto, médium de grande abnegação cristã.

O ciclo literário de Inácio Ferreira veio enfatizar a era da psiquiatria, em face da pesquisa doutrinária.

Por outro lado, a literatura-verdade, demonstrada através das curas de doentes envoltos na chamada loucura, e comprovadamente curados nas sessões espíritas, por ele realizadas, torna-se marcas de luz, até hoje apresentadas nas páginas dos livros que o grande médico publicou, há quase meio século.

Vale dizer que espíritos brasileiros que leram as primeiras edições de suas obras, no ano de 1.940, jamais esqueceram o valor contido nessas obras. Novos Rumos à Medicina, Volumes I e II, Psiquiatria em Face da Reencarnação, Espiritismo e Medicina, dentre outros, vêm colocar o Dr. Inácio Ferreira como sendo o primeiro autor médico dentro da doutrina.

A obsessão mostra os horizontes do chamado mundo sombrio, dentro da psiquiatria, que, à luz cristã do Espiritismo, faz com que diversos doentes sejam curados.

Dr. Inácio Ferreira publicou também “Conselhos ao Meu Filho”, assim como uma vasta coleção de livros para crianças, dentro da pedagogia espírita infantil. Um outro livro, até hoje esquecido do mundo editorial, “Subsídios Para a História de Eurípedes Barsanulfo”, mostra em destaque, o processo judicial movido pelo catolicismo contra o médium de Sacramento, cidade próxima a Uberaba, onde Eurípedes viveu. A obra descreve inúmeras curas de pessoas desenganadas pela medicina terrena, que foram curadas por Eurípedes Barsanulfo.

O grande médico espírita, Dr. Inácio Ferreira, sempre se referia a sua esposa, sua companheira de ideal, com amor, visto que o casal não teve filhos; esta alusão sempre foi com muito carinho.

Poucos dos seus livros reapareceram, mas com muito êxito, quase cinquenta anos distantes da primeira edição, ganhando, no entanto, grande aceitação do público.

Em 27 de setembro de 1.988, Dr. Inácio Ferreira faleceu. Seus restos mortais repousam no cemitério de Uberaba, MG, terra que o grande médico espírita tanto amou e serviu.


Fonte: Folha Cruzada, Ano 5, Nº 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário