quarta-feira, 16 de abril de 2014

O GRANDE ESPETÁCULO PERDIDO


Ary Brasil Marques

Estamos em 27 de novembro de 1872. Camille Flammarion, o grande astrônomo, estava na cidade de Roma. Ele estava se recuperando de uma terrível doença que tivera, a malária. Sentia-se ainda muito fraco, e por essa razão deitou-se cedo. Eram ainda 6 horas da tarde, e o nosso querido astrônomo estava acostumado a varar a noite em suas observações. Aquele dia, porém, não conseguiu ficar em pé e foi repousar.

Existia no século XIX um cometa chamado Biela, que cortava os céus de nosso planeta a cada seis anos e meio. Mas, em 1846, aconteceu algo que não estava no programa: o cometa dividiu-se em dois! Cada um dos novos cometas seguiu então sua órbita própria, embora paralelas. Entretanto, um deles foi-se afastando do outro gradativamente: passado um mês, estava 60.000 léguas na dianteira do parceiro. Quando os dois foram de novo avistados na Terra, seis anos e meio depois, já estavam a 50.000 léguas um do outro. Os dois cometas irmãos ficaram muito tempo desaparecidos, mas exatamente no dia 27 de novembro de 1872 voltaram. Só que estavam mudados: agora haviam-se transformado em milhares de meteoritos brilhantes disparando sempre pela mesma trajetória no espaço. Os dois cometas tinham-se fragmentado completamente, passando a cruzar os céus transformados em poeira de estrelas. Os astrônomos da época chegaram a contar 160.000 pedaços do ex-cometa passando pelo firmamento terrestre naquela noite de 1872. Para os astrônomos, aquele era um espetáculo dos deuses. Imperdível.

Segundo nos conta Monteiro Lobato, em seu livro Viagem ao Céu, justamente no dia do maior espetáculo acontecido nos céus, Camille Flammarion, astrônomo e um dos precursores da ciência espírita, perdeu essa visão maravilhosa. Ninguém o avisou, porque estavam todos fascinados pelo espetáculo celeste, e quando Flammarion acordou ficou amargurado por sua perda. Um espetáculo que jamais iria acontecer novamente, e que para ele, profissional da Astronomia, representou a maior perda que um ser humano teria na vida.

Vejam vocês, até os grandes homens, podem ter momentos de tristeza e de fracasso.


SBC, 15/08/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário