segunda-feira, 28 de abril de 2014

A ROTINA DEVASTADORA


Cara irmã, caro irmão espírita, necessitamos sair da rotina paralisante.
Sabemos, pelas palavras de Kardec, que o Espiritismo é uma Doutrina inovadora. No entanto, de forma paradoxal, o movimento espírita mantém-se muito atrasado em termos de conceitos de liderança. Não se inova.
Li em abril de 99 um editorial, redigido por um dos destacados líderes espíritas brasileiros, que me preocupou (não obstante o seu altíssimo conteúdo, aliás, característica marcante dos textos do referido líder).
Preocupou-me porque dizia o autor do editorial que o Espiritismo deveria tomar cuidado em não seguir as inovações que estão surgindo.
É bem verdade que ele – o autor – tem lá suas razões. Se sairmos seguindo e adotando tudo o que aparecer de inovador, corremos o risco de desfigurar nossa Doutrina (tem gente até que acredita que inovar é não seguir Kardec!).
Por isso, devemos sim tomar cuidado com as diversas “inovações” que estão surgindo. Cautela, bom senso e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
Mas acontece que o autor generalizou. Isto é, ele não enfocou que deveríamos tomar cuidado com certas inovações. Ele generalizou, repito. Dando a entender que devemos deixar tudo como está, que está tudo bem, que – parece-me, pelas suas palavras – o Espiritismo está no caminho certo.
Na realidade, se olharmos com olhos de quem observa o Espiritismo de fora para dentro (não somente de dentro para fora), perceberemos nitidamente que uma das características marcantes do movimento espírita atual é a ausência de medidas ousadas, consequência da presença de líderes eficientes mas não eficazes.
Portanto, irmãos espíritas, vamos inovar, vamos ser ousados, vamos sair da mesmice.
Como?
Basta seguirmos os 5 procedimentos do líder eficaz, resultado de pesquisa feita pelos norte-americanos Kouzes e Posner (vide livro O Desafio da Liderança, Editora Campus).
·         Desafiar o Estabelecido;
·         Inspirar Uma Visão Compartilhada;
·         Permitir Que os Outros Ajam;
·         Apontar o Caminho;
·         Encorajar o Coração.
Estude as atitudes de Jesus e de Kardec e descubra que ambos foram ousados (e como foram ousados). Ambos aplicaram todos os 5 procedimentos do líder eficaz.
E nós?
Estamos sendo ousados?
Estamos sendo líderes eficazes?

Alkíndar de Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário