quinta-feira, 3 de abril de 2014

TUDO PASSA


Ary Brasil Marques

Na Terra, tudo passa. A vida do ser humano em nosso planeta é muito curta e efêmera. Tudo passa. Passam os momentos de alegria, assim como passam os momentos de dor. Passam as grandes obras, os países, as cidades, os monumentos.

A grande Babilônia passou, assim também o Império Romano. O Coliseu passou, hoje é só ruínas. O muro de Berlim já passou, acabou. As torres gêmeas de Nova York pareciam inexpugnáveis, mas não eram. Acabaram. O Titanic afundou. O Zepelim incendiou. A União Soviética deixou de existir. Pelé não joga mais, e Ayrton Senna nos deixou.

Trabalhei em minha mocidade numa grande empresa, a Rede Mineira de Viação, estrada de ferro que cobria 4 estados do País. Havia uma grande estrutura, milhares de quilômetros de via férrea, estações enormes, um grande patrimônio em locomotivas, vagões, aparelhos de telégrafo, de rádio, linhas telefônicas, escritórios, materiais diversos, além de um número muito grande de empregados. Acabou tudo. Só ficou sucata. Algumas das estações foram aproveitadas para outras finalidades. Fui telegrafista, e o telégrafo já não existe em parte alguma do mundo.

Os grandes dirigentes de todos os países já não existem e vão sendo substituídos ao longo do tempo por outros personagens. Todos os governos, inclusive o dos grandes ditadores que amedrontaram o planeta em épocas diferentes, acabaram. Nem Nero, nem Calígula, nem Hitler, nem Mussolini, nem Fidel Castro, nem Saddam Hussein, nenhum deles está no comando hoje.

O sofrimento, as doenças incuráveis, os dias de dificuldades financeiras, os momentos de desespero e de tristeza, também passam. Guerras cruentas passaram, inclusive aquelas que tiveram âmbito mundial.

Tinha razão o nosso querido Chico Xavier quando era procurado por pessoas que passavam por momentos de intensa dor, ele dizia:- “Isso também passa.”

Procuremos, pois, guardar tudo aquilo de bom que a vida nos oferece dentro de nosso coração. O restante, deletemos, pois mesmo que não o fizermos, o tempo fará com que passem.


SBC, 03/06/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário