terça-feira, 1 de abril de 2014

INFLUÊNCIA RECÍPROCA


Ary Brasil Marques

Os espíritos desencarnados têm alguma influência em nossa vida? Pela resposta obtida por Kardec a respeito do assunto, no Livro dos Espíritos, dada pelos mentores da Codificação, essa influência não só existe, como é maior do que nós supomos.

Aliás, se formos observar cuidadosamente o panorama de nosso planeta, chegaremos à conclusão que existe uma influência mútua entre os homens. Os espíritos desencarnados também integram a condição humana, com a única diferença que, no momento, não possuem o seu corpo físico.

Para entendermos bem como funciona essa influência, vamos imaginar que estamos à beira de um lago, onde atiramos pedrinhas.

As pedrinhas, ao cair na água, formam círculos concêntricos que avançam e se entrelaçam com os círculos idênticos formados pela queda de outras pedrinhas. Figuras bonitas vão se formando, com o entrelaçamento dos círculos.

Essa imagem nos dá a ideia exata de como influímos nos outros e ao mesmo tempo recebemos influência deles.

No plano de vida, somos influenciados pelos usos e costumes de cada região, recebendo influência direta dos meios de comunicação, da mídia e da globalização que vai igualando cada vez mais os habitantes de todas as partes do mundo. Somos ainda influenciados pelos exemplos que recebemos de nossos pais, professores e pelos ídolos que elegemos e cultivamos.

Como somos espíritos imortais, ao passarmos para o plano espiritual continuamos vivos, uma vez que a morte atinge apenas e tão somente a nossa roupagem física. E continuamos a utilizar o nosso pensamento, que é força e que exerce influência nos outros quando emitimos vibrações de energia e de vontade. A força do pensamento já foi demonstrada muitas vezes. Certa vez assisti na televisão a demonstração de uma pessoa que fazia andar ou parar um trenzinho elétrico desses com quem as crianças brincam, apenas com a força de seu pensamento.

Assim, os espíritos, pela ação do pensamento, fazem sugestões e influenciam os encarnados.

A recíproca é verdadeira, e há pessoas que não dão sossego aos espíritos de familiares que já estão no plano espiritual, atormentando-os a cada instante por inconformismo ou por saudade.

Da mesma forma que existe a influência que leva criaturas a praticar o mal, há espíritos que nos ajudam e nos aconselham.

Como o que regula essa troca de influências é a lei de atração, uma vez que os afins se atraem, acredito que a melhor maneira de fugir da influência de espíritos menos esclarecidos é fazer, como nos aconselham os mais velhos, a escolha de nossa companhia. Diga-me com quem andas que te direi quem és.

Para nos sintonizar com Jesus e com os bons espíritos, temos que pautar nossa vida dentro do Evangelho de amor. Amar a todos os nossos semelhantes, praticar o bem e a caridade, respeitar o meio ambiente, com certeza trará para nós a atenção, o carinho e a ajuda dos espíritos adiantados que estão a serviço de nosso Pai Celestial.


SBC, 30/08/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário