quarta-feira, 2 de abril de 2014

MEU PERSONAGEM DA SEMANA – 13


Ary Brasil Marques

Meu personagem da semana foi um pioneiro. João Manoel Joanilho, a pessoa de quem estou falando, nasceu em 17 de maio de 1902 e desencarnou em 2 de abril de 1993.

João Joanilho foi o fundador do Abrigo à Velhice Desamparada, que teve sua sede na Rua dos Coqueiros, em Santo André.

O Abrigo à Velhice Desamparada funcionou durante anos como instituição espírita que cuidava com carinho de pessoas idosas e desamparadas. Tive a felicidade de participar daquela instituição como secretário, e acompanhei o trabalho pioneiro de João Manoel Joanilho.

Dentro do abrigo, Joanilho fundou também o Centro Espírita Francisco Ribeiro, que dava apoio espiritual aos abrigados.

O Abrigo à Velhice Desamparada foi o início da atual Instituição Assistencial Nosso Lar, que ainda hoje, em outro local, presta significativos serviços à coletividade no âmbito da assistência social.

João Manoel Joanilho esteve ausente por alguns anos e voltou a Santo André nos últimos anos de sua vida, já doente e de bastante idade. Ele, que havia sido presidente da instituição, acabou sendo internado no Nosso Lar como abrigado, e lá desencarnou.

Quero enviar ao querido amigo Joanilho o meu abraço, o meu respeito, o meu carinho.

Que lá, do plano de vida onde ele se encontra hoje, ele possa continuar dando sua assistência à instituição assistencial que fundou.

Receba, caro João, as homenagens da família espírita de Santo André.


SBC, 24/09/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário