sábado, 12 de abril de 2014

O EXERCÍCIO DA GRATIDÃO


Aceite com serena gratidão, todos os acontecimentos e a maneira como estes tem chegado à tua presença, ciente que Deus, o Criador de todas as coisas sabe, com a mais absoluta precisão o que é melhor para ti.

Aprende, com harmonia e equilíbrio, a receber o quinhão que te cabe, por conta da Misericórdia Divina, dos recursos emanados das fontes supridoras da Vida Maior, com a compreensão dilatada que ainda não fazes jus a suprimentos maiores, posto que teus esforços estão aquém de tuas exigências, e tão logo o mereças, Deus, que é todo bondade, amor e justiça cuidará para que nada te falte, no momento certo.

Alarga os horizontes de tua compreensão, com espírito de resignação e consentida renúncia, demonstrando inabalável confiança quanto ao amparo que recebes dos Benfeitores Espirituais, em especiais momentos de tua existência terrena, conforme vens constatando nos recentes dias, cujas benesses demonstram a proteção da qual tens sido objeto.

Cultive o hábito da gratidão em todos os dias de tua existência carnal, pois, desconheces a exata medida utilizada na Contabilidade Divina, para dimensionar o valor de tuas realizações a serviço do Bem, realizações espontaneamente, sem outro interesse manifestado, além de pautar-se dentro do abnegado exemplo de Jesus o Guia Modelar de toda a humanidade.

A gratidão é uma sublimada virtude, que deve ser exercitada com maior frequência, por parte daqueles que dizem seguir ao Cristo Jesus, mormente quando estes seguidores já receberam inúmeras provas, de convicção e certeza inquestionáveis.

Portanto, não alimentes questionamentos levianos e infundados, quando não recolhes os frutos do teu trabalho na Seara do bem, na proporção que acreditas merecer, porquanto, a maioria dos servidores da Vinha do Senhor, ainda não fizeram o suficiente, para que o fiel da balança pendesse para o lado do mérito e, certamente ainda muito distante do crédito que já julgamos possuir.

Quando observado de forma imparcial, isento de justificativas ou explicações vazias de critérios objetivos, nos damos conta que ainda nos comportamos como filhos mimados e ingênuos, cobrando favores e privilégios inoportunos, que se recebêssemos sem as restrições disciplinadoras de nossos desejos, nos ocasionariam mais males que benefícios, que nos enfraqueceriam a vontade, acorrentando-nos a uma acomodação improdutiva, anulando dessa forma, o esforço que nos cabe realizar rumo ao crescimento evolutivo.

É sempre bom recordar os ensinamentos de Jesus, ao esclarecer: “Quando fizerdes a um dos meus irmãos mais pequeninos, é a mim que fazeis”, estabelecendo que a recompensa pelo fazer em benefício do semelhante é sempre maior para quem o faz, visto que quando se faz, faz-se a favor de Jesus, que sabemos não possuir necessidade alguma, e que, se não fizermos, outros serão chamados para fazê-lo.

Imbuído desse conhecimento, procure ser grato em todas as oportunidades à frente.

Agradece a tudo e a todos, em todas as circunstâncias e experiências vividas. Agradece as conquistas do cotidiano, porém saiba ser grato aos fracassos e decepções.

Agradece a felicidade experimentada e aos momentos de ventura e estesia, no entanto saiba ser grato nos instantes de sofrimentos e provações, que ficaram na retaguarda, como recordação amarga que já foi superada e esquecida.

Agradece as decepções, o distanciamento ou o abandono dos afetos próximos, porém, não esqueça de agradecer os momentos que foram passados juntos, nutrindo a esperança de que no porvir, a roda das reencarnações possam proporcionar novos reencontros, mais duradouros e felizes, sedimentando as afeições que no passado foram tão fugidias.

Agradece o lar, a família, as afeições especiais, as amizades fieis, os irmãos e companheiros de ideais, tão importantes e preciosos na sustentação do equilíbrio e da harmonia obtida, mesmo que à custa de sacrifícios e aflições, posto que toda experiência feliz ou infeliz, sempre ensina uma lição de profunda serventia no aprimoramento do espírito imortal, visto que o exercício da gratidão é um largo passo nas pegadas de Jesus.


Inocência da Caridade

Nenhum comentário:

Postar um comentário