quarta-feira, 2 de abril de 2014

O SERMÃO DO CENÁCULO


Ary Brasil Marques

Todos os ensinamentos de Jesus são preciosos. De seus sermões, dois se destacam de maneira especial: o Sermão do Monte e o Sermão do Cenáculo.

O Sermão do Cenáculo é um conjunto de conselhos e de recomendações que o Mestre fez aos seus discípulos. São diretrizes importantes para todos aqueles que querem seguir o caminho luminoso que Jesus nos trouxe.

Toda a comunidade cristã destaca no Cenáculo os seus aspectos simbólicos, tais como a Ceia que reuniu todos os apóstolos com Jesus e o sublime ato de humildade do Mestre ao lavar os pés de seus discípulos. É verdade que esses detalhes do evento são muito importantes, mas o que é mais importante são as palavras que Jesus proferiu naquela ocasião.

Após lavar os pés de todos, Jesus começa o seu memorável discurso dizendo: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus? Crede também em mim; na Casa de meu Pai há muitas moradas...” Em seguida garante a todos que não deixaria de os assistir e proteger e que o Pai Celestial lhes enviaria o Espírito Consolador para dar cumprimento a essa proteção.

Jesus se comparou a uma Videira. Disse que a Videira é composta de tronco, galhos, folhas e frutos. Os galhos saem do tronco e têm por finalidade produzir folhas e frutos. Disse o Mestre ser Ele a Verdadeira Videira, e que os seus discípulos devem estar unidos a Ele como galhos que são da Videira Verdadeira. Explica-lhes que eles precisam dar frutos, pois a vara que não der frutos será cortada e lançada fora. Esses frutos são decorrentes do trabalho espiritual para a frutificação da virtude. E assim como o galho, a vara recebe a seiva da videira, labora, manipula-a até que brotem frutos, as uvas. Da mesma forma os discípulos recebem o Espírito da Fé de seu Mestre como seiva poderosa. Essa seiva deve ser trabalhada com carinho e muito amor, para que possam produzir frutos.

Jesus disse que o Viticultor da Videira é Deus, o Criador de tudo o que existe e que Ele, Jesus, é o seu representante. Demonstra o Mestre um profundo amor a todos os seus discípulos, dizendo: “Assim como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor, e se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor.” Advertiu a todos “que o mundo os aborreceria, que eles seriam perseguidos, mas que se permanecessem com Ele sairiam vencedores.”

Enfatizou a vinda do Espírito da Verdade, para prosseguir na sua missão, e que estaria sempre com todos.

Depois de trazer uma série de ensinamentos e de orientação aos seus discípulos, Jesus orou. Uma prece maravilhosa, repleta de carinho e de amor derramada por todos os presentes, terminando por dizer que aqueles que puserem em prática os seus ensinamentos edificarão sua casa sobre a rocha firme, cuja casa resistirá aos ventos e às águas e que ficarão sempre ao amparo dos bons Espíritos.

O Sermão do Cenáculo deve dar a todos nós, seus discípulos dos dias de hoje, a certeza de que fazemos parte da imensa Videira Verdadeira, e que se perseverarmos na prática do bem e do amor ao próximo, produziremos frutos saborosos que ajudarão nosso semelhante e que trarão para a nossa Terra, um dia, a felicidade.


SBC, 07/06/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário