quinta-feira, 3 de abril de 2014

RELIGIÃO DO FUTURO


Ary Brasil Marques

O homem busca Deus através das inúmeras religiões existentes no planeta. As religiões são instrumentos utilizados pelas pessoas como auxiliares de uma boa conduta, possibilitando assim às mesmas o acesso a uma vida feliz após a morte do corpo físico.

Todas as religiões são caminhos que, cada uma à sua maneira, nos leva a Deus. Podemos comparar as religiões aos rios existentes na Terra. Todos os rios se dirigem para o mar, o grande oceano. Alguns deles, pequenos riachos, chegam ao mar servindo de afluentes aos rios maiores, e no final todos chegam lá.

O importante é a conduta do homem, que pode ser reta e boa mesmo praticada por pessoas que não têm religião.

A religião funciona como um apoio, um instrumento de elevação do ser humano, da mesma forma que a bengala ajuda a caminhada dos que têm deficiências para andar. Muita gente não precisa de bengala para andar e correr. Outras, com problemas físicos, utilizam desse instrumento para a locomoção.

A maior personalidade que passou pela Terra, Jesus Cristo, serve de parâmetro para os ensinamentos de muitas religiões. Ele próprio nos disse ser o caminho, a verdade e a vida, e de que ninguém irá ao Pai senão por ele.

O caminho que nos mostra Jesus é muito simples e não necessita de grandes conhecimentos para segui-lo. O Mestre resumiu esse luminoso caminho em uma única frase. Nessa frase, com um poder de síntese inigualável, ele resumiu os ensinamentos de toda a lei e dos profetas.

Amar a Deus com todas as nossas forças e amar ao próximo como a nós mesmos é o caminho de luz. Basta fazer isso. As religiões levam as pessoas a caminhar nesse propósito de luz, e assim alcançam o Reino dos Céus. Aqueles que já possuem a elevação suficiente para amar a Deus e ao próximo não precisam mais de instrumentos de apoio, e fazem isso naturalmente.

Assim, a religião do futuro não terá divisões, nem nome, nem precisará de rituais, de sacerdotes, de pastores ou de médiuns. Bastará a conduta reta, no amor incondicional à vida, aos semelhantes e por consequência à Deus.

A Doutrina Espírita, que traz de volta a simplicidade e a pureza dos primitivos cristãos, é um verdadeiro facho de luz na implantação na Terra desse Reino de Amor.


SBC, 12/10/2007.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário