quinta-feira, 3 de abril de 2014

SAÚDE INTEGRAL


Ary Brasil Marques

O conceito de saúde do ser humano tem sofrido muitas alterações ao longo do tempo.

Saúde não é apenas um estado do corpo livre de doenças. Para que a pessoa possa se considerar com saúde ela tem que ter equilíbrio físico, mental, social, financeiro e espiritual.

Quando o nosso corpo físico funciona de forma harmônica e perfeita, livre de males produzidos por enfermidades, diz-se que temos saúde.

Nossas atitudes em relação ao meio ambiente e aos nossos semelhantes determinam nossa saúde mental.

A nossa maneira de interagirmos com os demais dão a exata dimensão de nossa saúde social.

Quando a nossa receita nos permite ter uma vida digna e auferir das condições mínimas de conforto, com moradia, educação e lazer, temos uma boa saúde financeira.

A Organização Mundial de Saúde estabeleceu um conceito novo a respeito de saúde, como transcrevo abaixo:

A organização Mundial de Saúde (OMS) propõe, em sua Carta Magna de 7 de abril de 1948, um conceito de Saúde subjetivo e idealizado: "Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de afecção ou doença".

A VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília, divulga o seguinte conceito de Saúde: "Saúde é a resultante das condições de alimentação, habitação; educação, renda, meio ambiente, trabalho, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acessos aos serviços de saúde, é assim antes de tudo, o resultado das formas de organização social".

De acordo com esses novos conceitos, é dever de todo cidadão buscar a sua saúde, a dos seus familiares e a de todos os habitantes do planeta.

Quando o mundo não tiver mais as profundas diferenças sociais e o imenso abismo que separa milhões de irmãos nossos da minoria privilegiada da população, nosso planeta Terra poderá também ser considerado um planeta saudável.

Isso só será possível quando buscarmos uma saúde ainda mais perfeita, a saúde integral, a saúde espiritual de cada um de nós.

A saúde espiritual é alcançada com a sintonia de nossas vidas, de nossas atitudes, com o Evangelho do Amor. Aplicando integralmente o amai-vos uns aos outros, certamente chegaremos um dia a esse objetivo maravilhoso, que é de transformar a Terra em um planeta feliz, harmônico, saudável e belo.


SBC, 25/09/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário