terça-feira, 1 de abril de 2014

ESPIRITISMO E FENÔMENOS ESPÍRITAS


Ary Brasil Marques

O Espiritismo surgiu como um maravilhoso roteiro de vida para o ser humano. Ele ajuda a todos na busca de uma conduta baseada na procura constante de aperfeiçoamento e de sintonia com o amor, com o bem, com a fraternidade.

No entanto, ainda hoje, muita gente pensa no Espiritismo como algo misterioso, cheio de rituais estranhos e de fenômenos insólitos.

Na realidade, os fenômenos de comunicação entre nosso mundo e o plano espiritual sempre aconteceram, desde que o mundo é mundo.

Na Bíblia existem relatos de muitos casos de fenômenos espíritas, e, apenas para exemplificar, o acontecido com Jesus no Monte Tabor foi uma autêntica sessão espírita.

Fenômenos acontecem em todas as religiões, e os chamados milagres dos santos tão cultuados pela Igreja são certamente exemplos dessa afirmativa.

Nas religiões afro-brasileiras existem manifestações espíritas e comunicações com o Plano Espiritual.

A existência dos fenômenos mediúnicos não significa necessariamente que esses fenômenos ocorrem dentro de uma casa espírita.

Espiritismo é ciência, filosofia e religião. A base principal da Doutrina Espírita é a simplicidade. Não tem rituais. Não tem sacerdotes. Não tem nada de maravilhoso ou de sobrenatural.

Todas as religiões acreditam na imortalidade da alma e procuram preparar as criaturas para receberem, do outro lado da vida, a recompensa pelos seus atos da vida presente. Acreditam nas penas e gozos futuros, tudo dependendo do que fizemos ou deixamos de fazer em nossa existência terrena.

O Espiritismo vem comprovar que realmente somos imortais, que a morte não existe e que do outro lado da vida o espírito continua a viver, voltando ao cenário da existência por várias vezes, tantas quantas forem necessárias, pela reencarnação, para evoluir, aprender, crescer.

A Doutrina Espírita nos mostra que somos herdeiros de nós mesmos, e que pela Lei de Ação e Reação, ou de Causa e Efeito, cada um de nós colhe o que plantou, o que explica com clareza os motivos dos sofrimentos humanos, principalmente aqui no planeta Terra, um planeta ainda atrasado e habitado por espíritos ainda muito primitivos.

É uma doutrina consoladora. De esperanças. De certezas. Nos acena com uma vida futura maravilhosa, desde que, pela nossa conduta e pelo esforço que fazemos para vencer nossas imperfeições, vamos progredindo pouco a pouco. E ao melhorar interiormente, vamos melhorando a cada oportunidade que nos é dada, até alcançarmos, um dia, mundos mais adiantados e livres de misérias, guerras ou tragédias.

O Espiritismo como religião nos ajuda a encontrar o caminho certo que nos leva a perfeição. Esse caminho é Jesus.

O Espiritismo nos ajuda a encontrar Jesus. Não o Jesus sofrido que nos mostram as religiões. Mas Jesus esplendoroso, forte, consolador, redentor. Jesus como caminho, como verdade, como vida.

A consequência da vivência do Espiritismo é levar o homem a uma conduta reta, plena de amor, de respeito ao semelhante, de solidariedade, colocando-nos como construtores de nosso próprio destino, como co-criadores de um mundo melhor, que será alicerçado no esforço de todos para se alcançar, um dia, esse objetivo.

Esse desiderato pode ser alcançado por vários caminhos. São caminhos diferentes mas que têm o mesmo objetivo. Alguns enveredam pelos caminhos da ciência, e são verdadeiros sacerdotes em seus laboratórios buscando melhoras para o homem. Outros, pelas diversas religiões. Alguns ainda presos ao fanatismo e ao exclusivismo de suas ideias, julgando serem elas as únicas verdadeiras, acreditando só ser possível a salvação dentro de suas limitadas igrejas.
           
O Espiritismo é um dos caminhos que nos levam a Deus. Mas o importante é que a Doutrina Espírita não se julga a única, e até o fato de propagar que fora da caridade não há salvação demonstra que acredita que a caridade, a prática do amor ao próximo, é a única condição para o progresso do espírito, independendo estar ele filiado a essa ou a aquela corrente religiosa.

Mas o Espiritismo é luz. É esclarecimento. É ação positiva na prática do bem e do amor ao próximo.

É simples como a própria Doutrina do Mestre Jesus. A Doutrina Espírita nos pede apenas que cultivemos o amor e que busquemos esclarecimentos pelo estudo para que possamos construir na Terra um mundo melhor. E que nossa vida terrena seja produtiva, que possamos aprender e crescer cada vez mais. O futuro será aquele que nós vamos fazer. Plantemos muito amor, e certamente a Terra alcançará um progresso real, sem maldade, sem violência, sem fome, sem miséria.


SBC, 27/01/05.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário