terça-feira, 1 de abril de 2014

EM BUSCA DA PERFEIÇÃO


Ary Brasil Marques

Durante a nossa vida, estamos sempre buscando nos aperfeiçoar. Em todos os campos de atividade humana, costumamos eleger modelos de comportamento e tentamos imitar esses modelos.

No futebol, por exemplo, quem não gostaria de ser como o Pelé ou como Rogério Ceni? No automobilismo nos lembramos com carinho e desejo de ser como Ayrton Senna. Einstein, Sócrates, Platão, Santo Agostinho, Paulo de Tarso, Francisco Cândido Xavier, Madre Teresa de Calcutá, Chopin, Vinícius de Morais, Guga, Joanna de Ângelis, Bezerra de Menezes são apenas alguns nomes veneráveis que servem de modelo para nossa evolução.

Há governantes, principalmente na América do Sul, que se espelham em ditadores como Fidel Castro e outros, para inspirar seus governos de mão forte.

Como somos espíritos imortais e a nossa finalidade é aprender sempre e evoluir, nossa busca de perfeição deve imitar os exemplos de grandes personalidades que nos trouxeram ensinamentos em todas as épocas.

Jesus, ao nos falar sobre o assunto, coloca como modelo para nosso aperfeiçoamento o próprio Deus. É claro que jamais poderemos alcançar o grau de conhecimento e de perfeição de nosso Pai Celestial, pois Ele é todo poder, toda bondade, toda perfeição.

No Evangelho Segundo o Espiritismo há um capítulo denominado “Sede Perfeitos”, onde se relata com detalhes o que é necessário para sermos considerados “Homens de Bem”.

Assim como os luminares espíritos mencionados acima, temos que buscar o altruísmo em substituição ao egoísmo, o amor no lugar do ódio, a paciência, a resignação, o respeito para com o semelhante, a verdade substituindo a mentira, a paz, a solidariedade, a fraternidade, a caridade e as virtudes em geral. Temos a certeza de que, um dia, toda a Terra será composta de pessoas de bem.

A nova Terra, planeta de regeneração, sucederá a velha Terra de expiação e de provas. Quando será isso? Vai depender do trabalho de cada um, do esforço que fizermos para nos aperfeiçoar, buscando sempre o modelo de luz que é Jesus, a maior personalidade que pisou na face do planeta.

Antes de conseguirmos o reconhecimento como homens de bem, temos que deixar de ser homens maus e imperfeitos. Só o esforço de cada dia, buscando nossa reforma interior, poderá nos permitir alcançar esse objetivo.


SBC, 30/05/2007.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário