quinta-feira, 3 de abril de 2014

OS BENEFÍCIOS DA HOMEOPATIA


Por Érika Silveira

Entrevista com Dr. Tarcísio de Freitas Basílio, publicado no site da "Fraternidade de Assis"

A palavra homeopatia deriva do grego e significa tratar a doença com o semelhante. A prática homeopática foi fundada pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann, que não contente com os recursos primitivos da época para tratar seus pacientes, resolveu abandonar a carreira e se dedicar às traduções de livros.

Em 1790 quando traduzia uma obra do conceituado médico escocês Cullen, encontrou uma seção que indicava o tratamento da malária com quininos. Acreditando ser outro o mecanismo de cura e não convencido com a explicação do autor, que atribuía a eficácia do remédio e eventuais efeitos tônicos sobre o estômago, resolveu comprovar suas ideias. Medicou-se com o remédio durante vários dias e consequentemente passou a sentir os sintomas da malária. Esse experimento marcou sua descoberta de que o medicamento que produz os sintomas de uma doença em pessoa sadia podia ser usada para tratar doenças com as mesmas características. Desde então voltou a clinicar e a fazer novos testes. Em 1810 publicou o livro Organum Therapeuticum, abordando as ideias da medicina homeopática.

Para conhecer um pouco mais a respeito da homeopatia no tratamento das doenças, entrevistamos o Dr. Tarcísio de Freitas Basílio, médico homeopata e membro atuante no movimento espírita.

Segundo o Dr. Tarcísio, a homeopatia tenta compreender o indivíduo de forma global, o que significa cuidar do físico e do emocional para buscar o equilíbrio. “Os médicos homeopatas levam em conta além do aspecto físico, as emoções e sensações, coisas que para a medicina tradicional não têm tanto valor”, complementa.

Diz também que a homeopatia encontrou no centro espírita uma porta de trabalho muito grande, possibilitando diversos atendimentos gratuitos para aqueles que não possuem recursos para pagar por uma consulta.

Como a homeopatia analisa o aspecto emocional na formação das doenças?

Hahnemann foi um dos primeiros médicos que levou em conta o aspecto psicológico do ser humano. Ele procurava cuidar de pacientes com distúrbios psiquiátricos dando um atendimento digno. Até essa época as pessoas que tinham problemas psiquiátricos eram trancafiadas em porões até a morte.

Na homeopatia é impossível pensar em se tratar o indivíduo apenas levando em conta o aspecto físico, mas precisamos entender que nem tudo é psicossomático, às vezes a doença afeta também o emocional. Nós conhecemos o paciente através do sintoma da sua doença.

Na visão espírita compreende-se que os desequilíbrios orgânicos partem do perispirito, que também é influenciado por desequilíbrios da alma. Kardec nos diz que quando conseguimos atuar no perispirito e tentamos reequilibrá-lo, conseguimos ajudar o espírito a se modificar, embora a verdadeira mudança aconteça com esforço próprio de cada um.

A base do medicamento homeopático é diferente de outros remédios?

Toda medicina se baseia em medicamentos que provém do reino mineral, vegetal ou animal, o que muda é a maneira como o medicamento é preparado, no caso do remédio homeopático ele tem uma ação energética e não química. Mas vale lembrar que não existe medicamento inofensivo, portanto tomar homeopatia de forma errada também faz mal. A diferença também é que na alopatia o médico receita o remédio de acordo com o diagnóstico e na homeopatia ministramos o medicamento para o paciente, independentemente do diagnóstico.

Como o desenvolvimento espiritual aliado ao tratamento homeopático pode ajudar no tratamento das doenças?

Hahnemann é anterior a Kardec e já falava que o indivíduo que se submetesse ao tratamento precisava ter valores morais, porque se a pessoa não tiver alguns valores comportamentais, atos de vida salutares, o tratamento não faz efeito. O remédio é uma parte dentro de um conjunto de medidas que o indivíduo necessita ter para se modificar. A cura verdadeira está na alma. O remédio ajuda a dar incentivo e amparo.

Para alcançarmos o equilíbrio é importante conseguirmos ter o verdadeiro comportamento do "Homem de Bem", porém fazer o bem não significa sempre termos saúde. Temos o exemplo de espíritos evoluídos que passaram pela prova da doença como uma forma de demonstrar a fé e servir de exemplo para outras pessoas. O que muda é o relacionamento do espírito com a doença, a maneira de encará-la.

Uma mensagem:

Que cada um procure fazer o melhor e tente cumprir direito as obrigações que a vida lhe impõe. Se conseguirmos estar com a consciência tranquila, vamos estar com a felicidade e a paz interior.


A paz interior é o primeiro passo para a cura, embora a cura seja um estado de alma. Se pudermos entender que a doença não é um castigo e sim um processo de educação da alma, com certeza nós conseguiremos ter momentos mais tranquilos e sofreremos menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário