quarta-feira, 2 de abril de 2014

O PERFIL DO SER HUMANO IDEAL


Ary Brasil Marques

Um grande amigo, Maurício Mangabeira Sarmento, solicitou-me que escrevesse, dentro de minha ótica, o perfil do ser humano ideal.

A tarefa me parece fácil. Em primeiro lugar, procurei analisar todas as figuras de realce em ação no mundo moderno, tais como líderes políticos, religiosos, atletas dos mais variados esportes, artistas, escritores, filósofos, astrônomos, cientistas, médicos, jornalistas, profissionais liberais, comerciantes, industriais, etc.

Dessa análise concluí que o homem terreno ainda é muito imperfeito, e mesmo os mais famosos personagens sempre possuem pontos fracos e dificilmente poderiam se enquadrar no meu conceito de homem ideal.

Costuma-se criar ídolos e esses ídolos permanecem no topo das preferências de todos enquanto se mantêm na liderança. Todos eles, porém, são idolatrados um dia, e no dia seguinte são odiados. O conceito geral é: morto o rei, viva o rei. Dia a dia surgem novos líderes para substituir os líderes existentes, e todos, mesmo após anos de sucesso, acabam caindo no ostracismo.

Não encontrei em nenhum deles os valores necessários para considerá-los ser humano ideal. Todos mesclam momentos de glória com momentos de fracasso, grandes valores e grandes defeitos, altos e baixos.

O ser humano ideal para mim é Jesus. Sua personalidade venceu todas as barreiras do tempo e do espaço, e hoje, quase dois mil anos após sua passagem pela Terra, ele continua a reinar.

Quais os atributos que Jesus tem para ser considerado o ser humano ideal?

São muitos. Em primeiro lugar, a segurança e a autoridade moral. Sua palavra jamais foi contestada, porque todos viam nele um ser especial, superior, que inspirava confiança e respeito a todos.

Depois, a condição de ser, sem se importar com o ter. Jesus sempre teve riqueza espiritual, e não precisava buscar a posse, os bens transitórios, as coisas materiais.

Em seguida, o imenso amor que carregava. Amor que doava a todos, indistintamente, e que procurava sempre em primeiro lugar os humildes e deserdados da Terra, levando sempre seu carinho e sua palavra esclarecedora, sem interesse de espécie alguma.

O ser humano ideal jamais se julgou superior ao mais humilde de seus irmãos, e nunca cogitou de se cercar apenas de pessoas ricas e poderosas, mas buscou sempre em primeiro lugar aquele que mais necessitava de ajuda, o mais carente, o mais sofrido, o mais triste, o mais doente. A todos levou consolo, esperança, orientação, amor.

Para concluir, meu caro Maurício, é Jesus meu ser humano ideal. Contudo, todas as pessoas que buscam se aprimorar, no corpo e no espírito, e seguir o roteiro luminoso de vida traçado pelo Mestre de amor, estarão em busca do aprimoramento necessário para um dia alcançar também a mesma meta.

“Mens sana in corpore sano” deve ser o lema de todos nós. A prática de exercícios físicos e a busca de aperfeiçoamento moral levam o homem a se aproximar, ainda que de maneira pálida, do ser humano ideal.

Agradecendo pela oportunidade de participar de seu trabalho, aproveito para lhe enviar o meu abraço.


SBC, 22/09/2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário