quinta-feira, 3 de abril de 2014

VALORES DA VIDA


Ary Brasil Marques

O tema de hoje é a análise dos valores da vida. Os principais valores da existência humana são, em primeiro lugar, a saúde física, mental e psicológica do ser humano.

Para que tenha essa saúde integral, o homem precisa ter um lar, um emprego ou outra forma de ganhar o suficiente para sua subsistência e a liberdade de locomoção e de exercer sua cidadania.

O homem deve ter a posse do necessário e a riqueza não é essencial para a sua felicidade. Ao contrário, o excesso de bens costuma causar mais problemas do que benefícios, pois estimula o egoísmo e a ganância, trazendo consequências negativas ao progresso do espírito.

As pessoas que aplicam o seu dinheiro no desenvolvimento do país e que garantem com ele oportunidades de emprego aos menos favorecidos da sorte são muito mais felizes do que aqueles que o usam apenas para proveito próprio.

Para a manutenção da saúde física, o homem precisa ter uma alimentação adequada e de praticar exercícios físicos. O acesso a essas duas necessidades importantes depende de recursos financeiros suficientes para isso.

O ser humano precisa muito de educação, e esse item é um dos mais importantes valores da vida. Para atingir esse objetivo, deverá ter à sua disposição livros, cadernos, computadores e acessórios.

Precisa de um lar, de preferência em imóvel próprio, embora possa viver bem se tiver recursos para pagar o aluguel de sua casa. Um lar não é sinônimo de uma casa, pois o lar, além do conforto físico oferecido pelas casas, tem harmonia e paz entre os seus moradores.

O homem precisa de condições de acesso à saúde, como assistência médica e dentária, assim como de transporte. A posse de um veículo próprio dará ao mesmo uma melhor condição de locomoção.

O ser humano deve ter a posse do necessário, lembrando sempre que muitas vezes o excesso de bens materiais que possui pode representar a falta para aquele que nada tem.

O homem deve ter acesso aos meios de comunicação e ao lazer. Em sua moradia não pode haver falta de luz, de água, de rede de esgotos e de todos os serviços necessários à vida.

Deve viver em lugar seguro, limpo e higiênico, onde haja segurança e que lhe permita andar livremente pelas ruas em qualquer horário.

Um dos valores essenciais para a felicidade do homem é a existência de uma família unida por laços de amor, bem como de amigos verdadeiros. Deve respeitar o semelhante e buscar a fraternidade no meio onde vive.

A arte e a busca de valores espirituais podem trazer ao homem os elementos necessários para atingir a felicidade, estágio almejado por todos.

Os valores utilizados pelo homem são apenas empréstimos do amor divino, e terão que ser devolvidos por ocasião do término da atual vida física de cada um.

Como espírito imortal que somos, só levaremos para o plano espiritual e para nossas futuras existências as conquistas morais e espirituais amealhadas por cada um.

Os bens materiais, inclusive o nosso próprio corpo físico, são coisas transitórias que não nos servirão na nossa vida futura, razão pela qual se extinguem ou se deterioram.


SBC, 07/11/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário