quarta-feira, 2 de abril de 2014

O JEITINHO BRASILEIRO


Ary Brasil Marques

Quando estive nos Estados Unidos, fiquei surpreso pela maneira com que os carros paravam e esperavam que eu atravessasse as ruas para depois prosseguir. Não vinham, como no Brasil, por cima dos pedestres. Notei que havia respeito para com o semelhante, respeito para com a lei, respeito ao meio ambiente.

Fiquei pensando de qual seria o motivo do mesmo não acontecer em nosso Brasil. O povo brasileiro é pacífico e tem suas qualidades exaltadas por todos desde que eu era criança. Será que temos algum componente genético diferente dos outros? Os povos mais desenvolvidos não utilizam o jeitinho brasileiro?

Ontem vi na televisão um programa em que um treinador ensinava aos telespectadores como devemos treinar e adestrar os cães. Ele colocava diversos cães de raças diferentes, bem novos de idade, e punha carne ou ração na frente de cada um a uma pequena distância. O cãozinho ia rápido para pegar o alimento e o treinador não deixava, dando um tapinha de leve no cachorrinho. O processo se repetia por algumas vezes e ai, pasmem, o animal deixava de insistir. Não buscava mais o alimento. Então o treinador oferecia o alimento ao cão e ai ele pegava, satisfeito. Aprendeu a disciplina. O que acontece com os animais é o mesmo que acontece com o homem.

Penso que o que houve com o povo brasileiro foi isso. Não teve, nos primeiros tempos, ninguém para lhe ensinar, para lhe mostrar o valor da disciplina, da obediência às leis, do respeito às autoridades. Como resultado ficamos todos propensos a obter tudo com facilidade, nos acostumamos com a impunidade. Quando não conseguimos algo por meios legais, damos um jeitinho para obter o que queremos por outros meios.

Desde criança somos levados a colar na escola para passar de ano, fraudar a idade nos documentos para entrar no cinema, adquirir produtos piratas para gastar menos, sonegar impostos, passar por baixo da lona para não pagar ingresso nos circos, a mentir a idade para parecer mais jovem, etc., etc.

Para mudar isso é preciso um trabalho de todos, de renovação, de esforço, de vontade de mudar. O Brasil é maravilhoso, por certo os brasileiros um dia também o serão.


SBC, 19/05/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário