quarta-feira, 2 de abril de 2014

O JOGO


Ary Brasil Marques

O Brasil é um país de contrastes. Embora o jogo seja proibido, a população é incentivada ao jogo por todos os meios, inclusive pelo governo. Na televisão existe propaganda ostensiva induzindo o povo, o sofrido e mal remunerado povo, a jogar.

O resultado disso é que as casas lotéricas estão sempre cheias. Pessoas humildes sonham com o milagre de ganhar a sorte grande, e muitas vezes deixam de comprar o necessário para sua subsistência para jogar todas as semanas.

São levadas à ilusão. Em vez de se criar empregos, de se incentivar o trabalho e a produção, incentiva-se a busca de golpes de sorte, de facilidades, de se ganhar dinheiro sem esforço, de riquezas, de miragens, de fortuna.

É verdade que vivemos tempos difíceis. É incontestável que há falta de dinheiro na praça, que muita gente está desempregada, que a classe média está achatada, que há fome e miséria. A solução não está em milagres, nem em golpes de sorte. A probabilidade de se ganhar na loteria é matematicamente muito remota. O dinheiro gasto por um grande número de pessoas de poucos recursos, de pouca saúde, de falta muitas vezes do mínimo necessário para uma vida saudável, leva para o bolso de uma ou de poucas pessoas o que falta na mesa e no lar dessas pobres criaturas.

Quanta gente se vicia em jogos de azar, no bingo, no jogo de cartas, nas corridas de cavalos, etc.! Essa tendência que leva ao vício do jogo contribui sem dúvida para uma distribuição de renda ainda mais desigual e leva muitas pessoas ao desespero e algumas até ao suicídio.

Devemos nos lembrar que somos os construtores de nosso destino, e que podemos sim ter um mundo melhor, baseando nossa vida no trabalho honesto e constante, no respeito e no esforço de cada um para a construção de um mundo novo. Não há milagres. Sorte grande real é ter um lar cristão. É confiar na bondade infinita de Deus. É saber que Ele nos ajuda, mas que é importante primeiro nós nos ajudarmos. Aquela frase popular que diz que Deus ajuda a quem cedo madruga é uma verdade.

Vamos substituir a ilusão de um ganho fácil pela realidade de um ganho real, pelo nosso esforço e pelo nosso trabalho.


SBC, 06/06/2007.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário