quarta-feira, 19 de março de 2014

A BATALHA DA VIDA



Ary Brasil Marques

Nossa vida na Terra não é fácil. Em razão de estarmos encarnados em mundo de expiação e de provas, temos momentos de felicidade, mas a maior parte do tempo de que dispomos é de luta. Trata-se de uma verdadeira batalha contra as agressões do meio ambiente, de nossos semelhantes e contra nossas próprias limitações.

Durante toda a nossa vida terrena, nosso corpo físico é submetido a duras provas. Em nossa volta, há um grande número de vírus e de micróbios, prontos a nos atacar ao mais leve descuido de nossa parte.  O ar que respiramos é repleto de elementos poluentes, e o meio em que vivemos, por culpa de nós próprios, é agressivo e opressivo.  As pessoas que nos rodeiam agem de modo egoísta e procuram muito mais o bem estar próprio que o dos semelhantes.

O alimento que nos é fornecido tem pouco valor nutritivo, mas é cheio de agrotóxicos prejudiciais, ou de produtos de grande efeito visual, trazendo para todos consequências perigosas para nossa saúde.

As desigualdades sociais, a fome e a miséria que atingem um grande número de pessoas no planeta, os problemas econômicos, o desemprego, a violência, as drogas, tudo isso contribui para o aparecimento de novas doenças e são determinantes para uma vida estressante.

A bagagem que trazemos de vidas anteriores também aciona os mecanismos da lei de causa e efeito, trazendo para cada um sofrimentos muito grandes. O sofrimento individual, por sua vez, agrava a situação coletiva, formando-se uma grande ciranda de problemas, de angústias, de doenças físicas e mentais e também de influências espirituais.  Há uma influência recíproca entre todos, e o resultado é um mundo neurótico, habitado por pessoas neuróticas.

A ignorância da maioria sobre as leis divinas torna o problema ainda mais difícil. A falta de perdão aciona o vaivém das vibrações negativas, produzindo um círculo vicioso que aumenta cada vez mais. É um círculo vicioso imenso que funciona como um ioiô. A ofensa é enviada de uma pessoa a outra, não se perdoa e se emite de volta a vibração negativa, acrescida de mais ódio, para o ponto de partida. Novamente a vibração negativa é aumentada com mais ódio e devolvida, e assim sucessivamente, “ad infinitum”.

A única maneira de romper com o círculo vicioso do mal é perdoando, e seguindo as lições de amor de Jesus. Apenas o “amai-vos uns aos outros” poderá trazer de volta a paz e a harmonia em nosso mundo.

Quando a dor bate à nossa porta, trazida pelas consequências de nossos próprios atos pretéritos, a nossa melhor postura é a fé, a certeza de que todas as coisas são passageiras e que quanto mais procurarmos manter a calma e a confiança em Deus, aliados a uma disposição bem grande de amar a todos os nossos semelhantes e de perdoar àqueles que nos ofenderem, mais teremos forças para superar os problemas que nos atingem e ultrapassar os momentos de crise.

Sabemos que as crises, assim como as doenças, a febre, os problemas econômicos e financeiros, os problemas emocionais, tudo isso não passa de efeito e que, além de ser elementos retificadores necessários, são também fontes de impulso de crescimento para todos.

A prece e a confiança absoluta em Deus nos fortalece e nos ajuda a vencer todos os nossos momentos infelizes, todos os nossos deslizes, toda e qualquer situação negativa.
Um dia, quando nossa Terra deixar de ser um planeta de expiação e de prova, tornando-se planeta de regeneração, a paz e a alegria voltarão para todos. Não mais teremos tanto sofrimento, nem poluição, nem condições adversas. Nosso mundo será livre de tanto mal, e todos teremos muita alegria e amor, sem necessidade de uma batalha contínua pela sobrevivência.

Até lá, que Deus nos ajude a aproveitar tudo como lições importantes ao nosso desenvolvimento e ao nosso progresso material e espiritual.  Saibamos encaixar os golpes que nos forem desferidos, com firmeza, com denodo, com fé, com confiança em nosso futuro e na bondade infinita de nosso Pai Celestial.


SBC, 03/09/1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário