domingo, 30 de março de 2014

CARIDADE MORAL


Ary Brasil Marques

A caridade é a mais extraordinária forma de se praticar o amor. É sem dúvida o amor em movimento, em ação positiva na prática do bem.

A mais fácil maneira de se praticar a caridade é o ato de se dar esmolas. Esse costume a maioria das vezes é uma falsa caridade, pois além de estimular os humildes a praticar a mendicância, muitas vezes nada mais é que a compra da consciência do doador. Julga ele que dando algumas moedas aos mendigos estará cumprindo com as suas obrigações para com a lei divina. A melhor maneira de se ajudar alguém é lhes ensinando a pescar e não de lhe dar o peixe.

Há muitas formas da prática da caridade. Servir como voluntário em instituições de caridade, dando uma parte de seu tempo útil no trabalho maravilhoso da participação efetiva no cuidado de crianças, idosos ou doentes, traz para a pessoa uma grande satisfação íntima.

Trabalhar com amor em instituições religiosas, levando orientação ao semelhante e distribuindo lições do Evangelho de Jesus também figura como expressão de caridade e acontece nas mais diversas religiões, cada uma delas dando o máximo dentro dos seus conceitos próprios. Acredito que todos nós, cada um em sua crença, participam da grande caminhada do espírito rumo à perfeição.

A caridade geralmente é associada à doação de algo material e ao desembolso de valores.

Há, porém, um tipo de caridade que não nos custa valores materiais, mas valores morais.

Nessa forma de caridade, precisamos nos doar. Dar atenção a todos os nossos irmãos, sem distinção de raça, cor, religião ou posição social.

Temos que aprender, no trato com os mesmos, a ouvir o que nos falam, a sorrir, a lhes dar um aperto de mão ou um abraço carinhoso e amigo, a olhar olho no olho, e a conversar com todos de igual para igual sem nunca nos colocar em posição de superioridade em relação a eles, e principalmente aprender a tolerar e a perdoar.


Caridade é antes de tudo o amor em ação. Amar a Deus sobre todas as coisas e amar, de verdade, a todos os nossos irmãos, é fazer da caridade em sua expressão maior, a caridade moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário