domingo, 30 de março de 2014

DEIXEMOS DE COMENTAR O MAL


Ary Brasil Marques

O homem tem a tendência de comentar o que acontece em sua vida, dando preferência aos comentários negativos.

Mais de 80% dos noticiários da televisão enfocam crimes, desastres, violência e corrupção. As coisas boas que nos ocorrem são deixadas de lado, ou são registradas em notas breves e rápidas.

André Luiz nos ensina que o mal não merece ser comentado em tempo algum.

A razão desse ensinamento é que, ao comentarmos o mal, damos força ao mesmo. Cada vez que abordamos em nossas conversas um ato violento, a crueldade de alguém, ou um acidente espetacular, estamos valorizando aquilo que não merece ser valorizado.

Acho que deveríamos fazer o contrário. Falemos no bem, falemos no amor, falemos na beleza da vida.

Nossa televisão está cada vez mais criando informativos e noticiários que dão, o tempo integral, um valor muito grande aos acontecimentos negativos que ocorrem em todos os quadrantes do mundo.

A julgar pelas notícias que nos são dadas, nosso planeta está um caos. Eles semeiam pessimismo a todos os espectadores e utilizam locutores de expressão para enfatizar e dramatizar tudo.

Será que não há nada de bom acontecendo no mundo? Será que o esforço dos cientistas para buscar a cura das doenças e melhores condições de vida para a população não existe mais? E o trabalho voluntário de abnegados que lutam o dia todo levando consolo e apoio aos necessitados, desapareceu?

Vamos valorizar o que temos de bom. Vamos vibrar com a beleza do céu, do mar, das montanhas, dos lagos e das florestas. Vamos parar de valorizar o mal.

Sugiro uma greve de todo o povo. Desliguemos a televisão quando elas abordarem desgraças. Calemos a nossa boca, não vamos passar adiante o que for negativo.

Tenho a certeza de que os donos das emissoras vão buscar alternativas para que voltemos a sintonizar as mesmas. Não divulgando o mal, ele terá a tendência de diminuir. O que assistimos nos dias de hoje na televisão é justamente o que queremos ver. Eles nos dão o que queremos. Quando nosso desejo passar a ser apenas de coisas boas e belas, por certo eles nos darão isso.

E o bem resplandecerá. Nascerá na mente das pessoas que estão sintonizadas no bem. Será o prenúncio da nova civilização do terceiro milênio, a civilização que transformará a Terra em planeta de regeneração.


SBC, 04/10/2007.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário