quarta-feira, 26 de março de 2014

A INFLUÊNCIA DO ESPIRITISMO NO PROGRESSO MORAL


Ary Brasil Marques


A humanidade progride em vários sentidos. Progride materialmente, e isso em ritmo elevado, e progride moralmente, de maneira mais lenta.
De acordo com a evolução dos homens, os conceitos vão se modificando. Aquele conceito de pecado e de castigo, que foi o conceito geralmente difundido até pouco tempo atrás, vai sendo substituído pelo conceito da bondade infinita de Deus e do progresso humano pela evolução e melhora dos espíritos encarnados na Terra.
O Espiritismo tem um papel preponderante no progresso moral das criaturas. Ele nos traz uma visão mais ampla da vida. Apresenta-nos Deus como fonte inesgotável de amor e que nos criou a todos com um maravilhoso destino já traçado: todos alcançarão um dia a perfeição. Criados simples e ignorantes, o Pai deu a cada um de nós o livre arbítrio, o que nos permite evoluir pela aprendizagem que nossos erros nos proporciona com nossa experiência nas diversas fases de nossas existências até atingirmos o conhecimento necessário para passarmos para a fase seguinte, num processo maravilhoso onde não existe o castigo. A doutrina espírita nos mostra Deus como Ele é, não aquela figura mitológica cruel e tirânica que nos foi trazido pelas religiões.
A evolução de todos se dá em duas formas. O homem evolui intelectualmente, e com isso ele conquista pela moderna tecnologia grandes vitórias no sentido de dar a todos uma melhor qualidade de vida, de conforto, de saúde, de lazer. E progride também moralmente, ampliando sua capacidade de amar, de tolerar, de ser fraterno.
Progredir intelectualmente é mais fácil. O homem já nasce com o desejo de aprender, de crescer, de dominar, de ser feliz. Isso lhe ajuda muito em seu aprendizado, e ele traz sempre ao renascer na Terra a somatória de experiências adquiridas nas suas diversas reencarnações.
Em razão de ser o homem terreno um espírito ainda atrasado, que está começando a evoluir como individualidade, o progresso moral fica dificultado pela presença marcante do egoísmo, do orgulho, da vaidade.
Jesus Cristo foi o maior de todos os mestres a nos trazer o caminho para o progresso moral, quando nos ensinou a lei maior do amor.
O Espiritismo fornece ao homem recursos para que o mesmo supere suas próprias imperfeições e caminhe com segurança na senda do progresso. Progredindo moralmente o homem pode progredir mais firmemente no campo do progresso material, pois seus atos acompanharão sempre a lógica do bom senso e do amor ao próximo.
            Com isso, nosso Planeta dará um salto gigantesco em seu progresso, e certamente as gerações do futuro verão um mundo muito melhor. 
           

SBC, 27/01/2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário