domingo, 30 de março de 2014

ANALISANDO O PROGRESSO


Ary Brasil Marques

 Hoje vamos focalizar o nosso planeta e fazer uma análise de seu estágio de progresso.

Sabemos que a nossa evolução se processa em duas asas distintas, a asa do conhecimento e a asa da moral e do sentimento. Acreditamos que o planeta tem alcançado índices maravilhosos de progresso material, mas que ainda está muito atrasado em seu progresso moral.

Para ter uma ideia do progresso de nosso Brasil, por exemplo, vamos fazer uma reflexão tomando por base São Paulo, que é o estado mais desenvolvido da nação.

A cidade de São Paulo é uma das maiores metrópoles do mundo, e tem locais maravilhosos que podem ser comparados com os das mais adiantadas cidades do planeta.

Ela possui edifícios gigantescos, lindos. Tem suntuosas lojas, parques, estádios, hospitais com equipamentos de primeiro mundo, museus, cinemas, teatros, igrejas e monumentos.

Ao lado de toda essa opulência, São Paulo tem também um número enorme de favelas, de cortiços e de habitações sem o mínimo conforto. Tem muita gente que não tem água encanada ou rede de esgotos. Há locais que não possuem energia elétrica e o transporte público é precário. As condições de atendimento às pessoas mais humildes na área da saúde são muito más, e a desigualdade social é muito grande.

Com todos esses inconvenientes, São Paulo está muito à frente de todas as outras cidades do país, e podemos então avaliar a precariedade das condições de vida no nordeste e nas regiões mais pobres do Brasil.

O dia em que toda a população contar com saneamento básico, moradia, educação e saúde, bem como meios de transporte eficientes e baratos, ai então poderemos dizer que alcançamos o progresso.

Para que o planeta inteiro alcance igualmente o progresso é necessário o progresso moral, o que fará com que o homem ame e respeite o seu semelhante. Enquanto existir fome e miséria na Terra, o planeta não estará em condições de alcançar o estágio tão almejado de mundo de regeneração.

Atualmente, um pequeno número tem alto padrão de vida, conforto, tecnologia avançada, educação e saúde. A maioria da população no mundo inteiro vive em condições sub-humanas, vivendo precariamente, sem oportunidades, sem empregos, sem perspectiva de futuro.

Cabe a todos nós contribuirmos para o progresso de nosso mundo, buscando plantar o amor em nossos corações, amor esse que será a mola propulsora da implantação do futuro mundo de luz.


SBC, 24/10/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário