quinta-feira, 20 de março de 2014

A GERAÇÃO DA ESPERANÇA


Ary Brasil Marques

Nosso planeta está precisando de esperança. Os homens estão envolvidos em clima de pessimismo, de dúvidas, de descrença. Há pessoas que acreditam não haver mais solução para o planeta Terra, divulgando o caos e se transformando em profetas do apocalipse.

Ontem tivemos a oportunidade de assistir um espetáculo maravilhoso proporcionado pela nova geração, enchendo nossa alma de alegria e de esperança. Fui assistir a formatura de minha neta Gabriela, aluna da Unidade Jardim do Colégio Pueri-Domus de Santo André.

Com apenas 11 anos de idade, Gabriela demonstrou, assim como o fizeram seus colegas de igual faixa etária, que o nosso planeta tem jeito, tem futuro, será salvo dos ataques predatórios que sofreu ao longo de milhões de anos por parte do ser humano.

As crianças fizeram um espetáculo voltado inteiramente para os problemas planetários. Pela música, pela palavra e pelos gestos, elas nos mostraram o momento atual, o aquecimento global, a devastação das florestas, a ameaça de extinção de várias espécies de animais, o tsunami, a seca em várias regiões e outros problemas decorrentes da ação do homem.

Ao contrário dos profetas do apocalipse, a nova geração está buscando soluções e acreditando que nós podemos trazer de volta o equilíbrio planetário pela conscientização e o trabalho de amor na preservação do meio ambiente e na reeducação de nossos costumes.

Através de cartazes, elas nos deram sugestões para que esse objetivo seja alcançado, como o uso de combustíveis não poluentes, a economia e o uso racional da água, a reciclagem de objetos para evitar a contaminação do meio ambiente e a preservação das florestas.

Ao final, uma das professoras nos trouxe um belo poema seu e um outro produzido por uma das crianças, ambos focalizando o planeta, o que levou a platéia vibrar de emoção.

Em seu poema, a professora nos falou da necessidade de ternura. Ternura para com o nosso semelhante, ternura para com as florestas, ternura para com as aves e para com os animais.

Falou-nos também de cuidado e de ação. Da ação positiva em relação à vida, ao meio ambiente, ao próximo.

Vimos renascer a esperança. Finalmente, toda uma geração de jovens, de futuros dirigentes de nosso planeta, se volta, com decisão, para a preservação e para a renovação.

Nosso futuro está garantido. Ao ver a decisão, a coragem e a determinação dessa maravilhosa juventude, imaginei um jogo de futebol. Estamos no intervalo. No primeiro tempo estávamos perdendo o jogo. Mas a firme determinação de todos os nossos jogadores, a vontade férrea e a confiança de todo o grupo, fez com que o time que entrou em campo no segundo tempo jogou tudo o que sabe, com valentia, com determinação, e virou o jogo, transformando uma derrota iminente em grande vitória.

O mesmo acontecerá com a nossa querida Terra, pois está chegando uma nova geração que tem vontade, tem amor e quer fazer um trabalho sério, diuturno, para virar o jogo.

A geração da esperança trará por certo ao planeta Terra a conquista do equilíbrio da vida, e isso nos levará à nova civilização do terceiro milênio, e a vitória de todos acabará com as derrotas sofridas nos dias de hoje.


SBC, 06/11/2007.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário