sábado, 29 de março de 2014

ACREDITAR OU NÃO


Ary Brasil Marques

Temos a tendência de acreditar em tudo que nos falam. Por essa razão, muitas vezes nos sentimos enganados, principalmente por políticos em quem acreditávamos.

Em todas as atividades humanas, vemos pessoas iludirem o semelhante, aproveitando-se da boa-fé da população. Isso acontece com frequência no comércio, e nos dias de hoje temos produtos piratas que substituem os produtos verdadeiros e são oferecidos a preços menores à população.

Na televisão as pessoas vendem as suas verdades, e é grande o número de programas das mais diferentes vertentes religiosas, esportivas, políticas e científicas. O telespectador aceita e acredita no que quiser.

A Internet então é fonte inesgotável de assuntos, com pontos de vista diferentes e muitas vezes opostos, sendo consultada diariamente por milhões de pessoas.

A par de coisas maravilhosas, a Internet traz também propagandas mentirosas, comentários inverídicos sobre produtos que muitas vezes são acusados de fazer mal aos usuários com doenças e até a morte, e, por serem divulgados mesmo sem o respaldo da prova, são aceitos como verdade e são divulgados pelos internautas a seus amigos como incontestáveis.

As mensagens dos espíritos são igualmente aceitos por alguns fanáticos como verdades absolutas. Essas pessoas se esquecem de que os espíritos desencarnados são os homens que viveram na Terra e que partiram para o plano espiritual da mesma forma e com os mesmos conhecimentos que tinham aqui.

Não é pelo fato de não terem mais o seu corpo físico que passaram a ser sábios, altamente evoluídos e preparados para nos ensinar.

Além disso, há a interferência do médium. As mensagens nos são trazidas pela mediunidade, que funcionam com a utilização dos recursos do médium, muitas vezes até com a limitação da linguagem deles.

É preciso cuidado. Antes de aceitar a mensagem que nos está sendo trazida, usemos do bom senso. A primeira coisa é fazer a análise de coerência da mensagem com os ensinamentos de Jesus e com aquilo que nos mostra a Doutrina Espírita com muita clareza. Precisamos verificar se os espíritos que nos falam são de Deus.

Examinemos também o médium. Quando a conduta do médium não se pautar pela prática do amor e dos bons costumes, as comunicações por seu intermédio devem merecer atenção redobrada antes de as aceitarmos.

Por outro lado, sabemos que há no plano espiritual, espíritos de todas as condições evolutivas. A par de mentores amoráveis, há também espíritos enganadores, ainda atrasados, que se comprazem em enganar as pessoas. É por isso que têm surgido um grande número de ideias bizarras, orientações de práticas estranhas totalmente divergentes da simplicidade dos ensinos de Jesus, e que são tidas como verdades apenas porque vieram dos espíritos.

Vamos nos lembrar sempre que o único caminho para se chegar a Deus é a prática do bem e do amor ao próximo. Não precisamos de novidades nem de novas maneiras de agir. Acreditar sim na palavra dos espíritos, mas não nos deixar enganar pelos aproveitadores do plano físico ou do plano espiritual, é dever de todos nós.

Jesus nos advertiu que os falsos profetas poderiam até fazer prodígios capazes de enganar, se fosse possível, até aos escolhidos.


SBC, 31/05/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário