quarta-feira, 26 de março de 2014

A LÍNGUA


Ary Brasil Marques

A língua é um músculo muito importante em nossa vida. Além das funções que exerce no processo de nossa alimentação, permitindo nossa sensação de prazer ao comermos alguma coisa que apreciamos, ela é o instrumento de nossa fala.

Podemos usar a língua para falar, para cantar e para gritar. Ela pode levar para as pessoas queridas uma dose muito grande de amor. Leva carinho, dá conselhos, encoraja quem está em baixo astral, orienta e ensina.

A mesma língua que usamos para fazer tanta coisa boa, é usada para agredir nossos semelhantes, provocar discussões, servir como instrumento de maledicência, de calúnia, de maldade. Há pessoas que têm uma língua ferina em seus relacionamentos com os outros.

Assim como todos os nossos órgãos, todos eles maravilhosos aparelhos que nos foram dados pelo nosso Pai Celestial, o que determina a qualidade boa ou má de cada um é o seu uso.

Aprendamos a usar de nossa língua apenas no sentido do bem, do amor ao próximo, da verbalização apenas de coisas positivas.

Evitar o uso de palavras grosseiras, de baixo calão, certamente nos tornará pessoas amáveis, educadas, apreciadas pelos demais.

Podemos colocar em nossa língua palavras construtivas, otimistas, consoladoras.

As discussões em altas vozes fazem parte do mundo das pessoas atrasadas, que utilizam dos recursos e dos atributos físicos que possuem para hostilizar e humilhar os seus semelhantes.

Com a língua podemos orar a Deus. Com ela, agradecemos e pedimos auxílio.

Que possamos exercitar nossa mente no sentido de utilizarmos sempre com sabedoria a maravilhosa oportunidade que temos de falar e de cantar, pois sabemos que muitos irmãos nossos em todo o mundo não o conseguem fazer.

SBC, 12/09/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário