domingo, 30 de março de 2014

COMO CUIDAR DO SEMELHANTE


Ary Brasil Marques

Uma das etapas mais difíceis do ser humano é aquela que aparece geralmente nos últimos anos de vida da pessoa.

No ocaso de nossa existência terrena, dois são os casos que trazem mais dor e preocupações. Quando a doença chega e alcança um dos cônjuges no caso de um casal idoso, duas situações diferentes acontecem. O doente fica carente de tudo, precisa de auxílio até para se locomover, se alimentar ou tomar banho. O outro assume o papel de enfermeiro, atendente, motorista, cozinheiro, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, etc., passando a dar todo o seu tempo ao parceiro.

Além do desgaste físico decorrente do cansaço desse atendimento, o cônjuge tem o desgaste emocional em razão de sua preocupação com a saúde da pessoa amada, trazendo geralmente problemas enormes que muitas vezes acabam levando o mesmo à depressão. Quando isso acontece, o problema se agrava e ao invés de um doente, dois são os que precisam de cuidado, e toda a família acaba envolvida seriamente.

Acredito que precisamos nos preparar para enfrentar com galhardia a todos os problemas de nossa vida. Não viemos na Terra para veranear, e sabemos que nossa presença no plano físico é um aprendizado na longa jornada do espírito imortal rumo ao seu futuro glorioso. Estamos sujeitos a altos e baixos em nossa jornada, e Deus, nosso Pai de amor e de bondade, certamente não abandona nenhum de seus filhos.

Para passarmos por essas duas situações difíceis, temos que buscar forças na fé e na certeza de que tudo, por mais penoso que se nos apresenta, um dia passará.  Todos nós fomos criados simples e ignorantes, mas o destino de todos é alcançar um dia a plenitude, a perfeição, a alegria plena.

Milhões de criaturas na Terra passam por problemas piores do que aquele que estamos enfrentando, pois a fome, a miséria mais pungente, a guerra e outros males atingem irmãos nossos em toda a parte.  Há pessoas que não têm família, nem lar, nem esperanças.

Temos que nos encher de fé e de coragem. Não podemos deixar que o desespero, o medo, a tristeza e o cansaço nos abatam. Recorramos ao poder da prece. Por mais triste que seja o caso, sempre teremos ao nosso lado a presença amiga de espíritos do bem, que nos darão forças e amparo.

Ao paciente, que tem que receber cuidados de outro, a certeza de que isso vai passar. Como espírito imortal que é, nada poderá lhe abater. A doença, assim como a própria morte do corpo físico, não é definitiva. E um dia ele surgirá, luminoso e são, no cenário da vida.

Ao que cuida, a certeza de que essa maravilhosa oportunidade que está tendo lhe proporciona um crescimento. Assim como diz a prece de Francisco de Assis, é dando que se recebe.

Procure servir com amor, com dedicação, sem queixas, sem reclamações. Todas as horas sem dormir, todo o sofrimento, todo o cansaço, passará. Confie em Deus, confie na ajuda dos bons espíritos, confie em você mesmo.

Tudo aquilo que fizermos com amor ao nosso semelhante, voltará em forma de bênçãos no amanhã.


SBC, 02/10/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário