domingo, 30 de março de 2014

DAR E RECEBER


Ary Brasil Marques

As igrejas de todas as religiões estão sempre repletas de fieis, o mesmo acontecendo com os centros espíritas. A maioria dessas pessoas não tem a noção exata do que estão fazendo, buscando apenas alguma vantagem, a cura para seus males físicos ou espirituais e a felicidade. Pouca gente vai a esses templos para se doar, para servir e para ajudar o próximo.

Jesus nos disse que nem todos aqueles que dizem Senhor! Senhor! entrarão no Reino dos Céus. Na verdade, precisamos aprender que é dando que se recebe, e quem busca apenas receber em qualquer templo religioso não pode esperar o ingresso nas regiões superiores pois já foram atendidos em suas solicitações.

As religiões são apenas instrumentos que utilizamos em nossa caminhada na busca de Deus. Todas elas são caminhos diferentes, apropriadas ao grau de evolução de cada um. Assim como os rios, todos diferentes um do outro, que caminham para o oceano, as religiões se dirigem para Deus.

Há aquelas que ainda estão seguindo fielmente o que aprenderam com Moisés. O grande profeta trouxe para a humanidade o decálogo e uma série de leis importantes para a conduta humana. Ele baseou seus ensinamentos na proibição. O homem não pode matar, não pode roubar, não pode desejar a mulher do próximo nem nada que não lhe pertença, não pode cometer adultério, etc., etc.

Jesus usou de outra estratégia. Não proibiu nada. Falou aos homens de modo positivo, preconizando o amor. Em uma única frase, reuniu todos os ensinamentos de Moisés e de todos os profetas. Essa frase, o segredo da felicidade e da conquista futura da plenitude, diz apenas que para se alcançar o reino dos céus basta amar a Deus sobre todas as coisas e amar o nosso próximo como a nós mesmos.

Aquele que ama a Deus não rouba, não mata, não comete adultério, não polui o meio ambiente, não é corrupto, respeita a vida e ao seu semelhante, pois sabe que para amar a Deus tem necessidade de amar as criaturas de Deus.

Não basta frequentar uma casa religiosa. Essa frequência muitas vezes é para o bem de quem a faz. É preciso aprender a amar, a dividir os conhecimentos com os nossos irmãos, a dar de si.

É por essa razão que Jesus nos advertiu que não é suficiente para entrar no Reino dos Céus a nossa presença diária e constante em qualquer templo religioso. Para receber, temos que dar.


SBC, 11/11/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário