sábado, 29 de março de 2014

A MENTIRA


Ary Brasil Marques

Dia primeiro de abril, dia consagrado à mentira. Desde criança somos ensinados que o dia primeiro de abril é um dia de brincadeiras e de mentiras. As crianças procuram enganar seus parentes e amigos, inventando as mais absurdas histórias para isso. E dão gostosas gargalhadas quando conseguem o seu objetivo.

Essa comemoração é universal. Lembro-me do pânico generalizado que a população americana teve ao ouvir no rádio uma dramatização muito real e bem feita da invasão da Terra por parte de povos alienígenas feita por Orson Welles. Todos acreditaram e foi um verdadeiro caos no trânsito e nas comunicações de toda a América.

Outra mentira muito bem feita, também pelo rádio e isso aqui nas terras tupiniquins, aconteceu quando fizeram uma transmissão de um jogo de futebol em que a seleção brasileira foi goleada impiedosamente e trouxe uma frustração e grande decepção aos fanáticos torcedores brasileiros, que não se conformavam com o fato de nossos famosos e imbatíveis craques serem massacrados, bailados, humilhados pelos adversários que até aquele momento eram fregueses de nossa seleção.

Há que se fazer uma distinção entre mentira e brincadeira. As brincadeiras que acontecem no dia primeiro de abril fazem parte do folclore, da tradição, são momentos de alegria e de pândega. Não são prejudiciais, não trazem danos ao nosso semelhante e nem a nós mesmos.

A mentira condenável é aquela em que o ser humano distorce os fatos, inventa, é maledicente, prejudica o semelhante. De tanto mentir, o mentiroso muitas vezes acredita na própria mentira e é capaz de se lembrar, com detalhes, de episódios nunca acontecidos.

Como seres imperfeitos que somos, não há uma só criatura na Terra que não tenha mentido pelo menos uma vez na vida. É muito comum a mentira ao se atender telefonemas que não são desejados, e ouve-se constantemente pessoas afirmarem ao interlocutor: Fulano não está. E o fulano está do lado, ouvindo.

Quantas vezes mentimos a idade para entrar em um cinema ou em um teatro que tem limitações de idade para os espectadores? Em quantas oportunidades de nossa vida procuramos iludir alguém, e isso acontece muito em relação ao fisco. Sonegar impostos também é mentira.

Mentir para levar vantagens, mentir para caluniar e prejudicar o próximo, mentir por hábito e a toda hora, é um grande mal. A finalidade do homem na Terra é aprender o que é bom, evoluir, se aperfeiçoar. Vamos banir o hábito da mentira em nossas vidas, pois mentir é próprio de espíritos atrasados, imperfeitos, que muitas vezes usam da mentira para aparecer aos olhos dos outros com predicados que não têm, com diplomas que não possuem, com uma capa de honestidade que ainda não adquiriram.

Mas no dia primeiro de abril, vamos brincar, nos descontrair, vamos participar das mentirinhas inocentes das crianças.


SBC, 01/04/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário