domingo, 30 de março de 2014

COMUNICAÇÕES ESPÍRITAS


Ary Brasil Marques

Consultando a Grande Enciclopédia Larousse Cultural, verificamos que o termo comunicação é derivado do latim, communicatio. Significa interação, troca de mensagens; ação de se comunicar com alguém, de estar em contato com outrem, geralmente pela linguagem; troca verbal entre um locutor e um interlocutor de quem o primeiro solicita uma resposta: A linguagem, o telefone são meios de comunicação. (Segundo Warren Weaver, “a comunicação inclui todos os procedimentos por meio dos quais uma mente pode afetar outra mente. Isto, obviamente, envolve não somente a linguagem escrita e oral, como também música, artes pictóricas, teatro, balé e, na verdade, todo comportamento humano.”

A comunicação entre os homens tem mudado radicalmente em razão da evolução, do progresso, da tecnologia. Enquanto os primitivos habitantes de nosso planeta se comunicavam guturalmente, com gestos e monossílabos, hoje o homem usa dos mais diversos meios de comunicação, tais como a televisão e o computador. A Internet em nossos dias é uma comunicação geral e global entre todos os povos, e sua influência é tamanha que já tem sido possível, com o uso dos recursos do ciberespaço, salvar vidas humanas que estão sendo atacadas por males estranhos e que, pelo intercâmbio de ideias, acabaram por encontrar a causa e consequentemente alcançar a cura. (É o caso de Zhu Ling, moça chinesa de 21 anos que se encontrava em coma acometida de doença estranha, salva pela ajuda de médicos do mundo inteiro acessados via Internet, no período abril/maio de 1996).

A comunicação dos espíritos também tem acompanhado o desenvolvimento do homem, e vem se aperfeiçoando através do tempo, à medida que vamos nos desenvolvendo e nos tornando aptos a usar da ciência e da tecnologia que, no plano espiritual, já existem há muito tempo.

No princípio os espíritos utilizaram as pranchetas, as mesas girantes, a tiptologia. Depois chegou a vez das comunicações mais aprimoradas, utilizando-se como intermediário uma pessoa encarnada que tenha mediunidade, servindo essa pessoa como um telefone, ou seja, apenas e tão somente a ponte de ligação entre o mundo espiritual e o mundo material.

No Livro dos Espíritos, Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita, item VI, Kardec, entre outras coisas, afirma: “As comunicações dos Espíritos com os homens são ocultas ou ostensivas. As comunicações ocultas ocorrem por influência, boa ou má, que eles exercem sobre nós com o nosso desconhecimento; cabe ao nosso julgamento discernir as boas e más inspirações. As comunicações ostensivas ocorrem por meio da escrita, da palavra, ou outras manifestações materiais, e mais frequentemente por intervenção dos médiuns que lhes servem de instrumento.”

No final do capítulo, há uma Nota de Allan Kardec, que diz o seguinte:
“Destas explicações decorre que os Espíritos podem produzir todos os efeitos que nós outros homens produzimos, mas por meios apropriados à sua organização. Algumas forças, que lhe são próprias, substituem os músculos de que precisamos para atuar, da mesma maneira que, para o mudo, o gesto substitui a palavra que lhe falta”.

No Livro dos Médiuns, Capítulo IV, item XXIII, Kardec pergunta:
“Concebemos que seja assim, quando o Espírito bate num corpo duro; mas como pode fazer que se ouçam ruídos, ou sons articulados na massa instável do ar”?
 Respondem os Espíritos:
“Pois que é possível atuar sobre a matéria, tanto pode ele atuar sobre uma mesa, como sobre o ar. Quanto aos sons articulados, pode imitá-los, como o pode fazer com quaisquer outros ruídos.”

Todos nós sabemos que o pensamento é força, capaz até de ser fotografado, e a telepatia é usada com sucesso por algumas pessoas. No plano espiritual o pensamento é a linguagem comum entre os Espíritos.

André Luiz nos mostra que, em Nosso Lar, os Espíritos utilizam a ideoplastia para mentalizar e criar suas moradas lá. É a força do pensamento que molda, que idealiza, que realiza.

Assim, cremos que os Espíritos têm todas as condições de usarem o fluido universal para se comunicarem conosco, com ou sem a presença de intermediários humanos. Assim como o homem encarnado progrediu e alcançou níveis tecnológicos maravilhosos, permitindo o uso da eletrônica e dos modernos aparelhos na solução de seus problemas, na cura, nas modernas cirurgias, etc., os Espíritos, com muito mais razão por estarem no plano de vida espiritual, mais amplo, têm condições que ainda não conhecemos de fazer esse intercâmbio com o mundo material.

As experiências de cientistas do mundo inteiro que conseguiram com a trans comunicação um contato com o mundo espiritual, são, pois, merecedores de nosso respeito e não é justo que combatamos esse tipo de comunicação por ficarmos parados no tempo, querendo preservar a todo o custo a codificação, e sendo mais realistas do que o rei, pois o próprio Allan Kardec admitiu ser o Espiritismo uma doutrina dinâmica, que iria se atualizando com o tempo à medida que o progresso da ciência fosse avançando.

Assim como os homens nos dias de hoje não podem deixar de acompanhar o vertiginoso progresso e a comunicação instantânea entre todos os povos pela Internet, sob pena de ficar à margem e perder o bonde da história, também os Espíritos agora podem utilizar os imensos recursos de que são possuidores e que não utilizavam antes por nos faltar estrutura para acompanhá-los.

Cremos que isso tudo é apenas o começo. Dia virá que não haverá necessidade de aparelho algum para que os Espíritos, encarnados ou desencarnados, se comuniquem. Todos se comunicarão de um modo direto, pelo pensamento, pela telepatia. Enquanto isso não se dá, vamos utilizar ao máximo os recursos que nos são confiados, humanos e tecnológicos.


27/11/96  

Nenhum comentário:

Postar um comentário