sábado, 29 de março de 2014

A PACIÊNCIA


Ary Brasil Marques

Dentre as virtudes que devemos buscar, a paciência é, sem dúvida, uma das mais difíceis. Em nossa vida todos os dias nos deparamos com situações que exigem muita paciência.

A espera em consultórios médicos e dentários, as filas nas repartições públicas, o congestionamento do trânsito nas grandes cidades, a burocracia para resolver problemas simples, os intermináveis intervalos comerciais da televisão no meio de filmes interessantes são exemplos de como ter paciência exige muito de cada um de nós.

A impaciência para com o sistema de vida que nos é imposto acaba gerando “stress” e doenças de toda ordem.

A paciência se torna necessária quando esperamos melhores dias de vida ou a cura para determinada doença que exige longos tratamentos.

Precisamos cultivar a paciência. Manter a calma, respirar fundo, orar, ter fé.

Não se deve confundir a paciência com passividade. Não podemos simplesmente cruzar os braços e esperar que a solução de nossos problemas caia dos céus, que Deus ouça nossas preces e, num passe de mágica, resolva para nós aquilo que nos aflige.

Somos os construtores de nosso destino. Cabe a nós a iniciativa e o trabalho para acharmos a solução. Não nos esqueçamos de que o ser humano deve lutar com todas as suas forças para obter aquilo que almeja, mas que deve aceitar com paciência e resignação aquilo que não está ao seu alcance resolver. Somos espíritos, filhos diletos do Criador de todas as coisas. Assim sendo, somos centelhas divinas, criadas com um destino lindo e maravilhoso que é o de alcançar um dia a plenitude e a felicidade. Até lá, temos que passar pela fieira das dificuldades e do aprendizado, colhendo na realidade cada um tudo aquilo que plantou.

O homem paciente não é um homem apático. Ele luta, sempre com calma e confiança, para mudar aquilo que lhe é permitido mudar. Muitas vezes isso demora. Ele sabe esperar o momento certo. Não se impacienta. Tem a certeza de que alcançará o seu objetivo, pois conhece a sua força. Nada teme, pois sabe que é um espírito imortal. Problema algum de sua vida vai durar eternamente, e inclusive os problemas que enfrenta fazem parte do seu treinamento para obter, um dia, o diploma de espírito bom.

Tenhamos paciência, então, sempre. Mas não deixemos de lutar, de trabalhar e de nos esforçarmos para que nossas experiências terrenas nos tragam no futuro muito mais alegrias.


SBC, 05/06/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário