domingo, 30 de março de 2014

AS TEMPESTADES SÃO NECESSÁRIAS


Ary Brasil Marques

O ser humano gosta de ter uma vida tranquila, sem problemas e sem as dificuldades do caminho.

Na realidade, essa situação é muito rara na vida de todos os habitantes do planeta. Existem períodos de calmaria e momentos de grande alegria e felicidade.

Muitas vezes essa situação pode durar meses e anos, mas, assim como acontece com o clima, quando menos esperamos costuma vir as tempestades.

A chuva cai intensamente. Raios cruzam os céus, acompanhados de trovões e assustadores relâmpagos. As pessoas procuram um abrigo seguro, e temem pelas consequências. Enchentes, inundações, perda de bens preciosos, correria, sofrimento. Prejuízos materiais e em certos casos, prejuízos totais.

De súbito, o silêncio. A chuva passa. Tudo volta serenamente a seus lugares. Uma sensação de paz enche o coração das pessoas atingidas, que se enchem de coragem e estão prontas para reconstruir, para recomeçar.

Deus, na sua sabedoria infinita, nos dá no momento certo tudo aquilo que precisamos para retemperar nossa energia e para nos dar forças e coragem para o completo aprendizado de cada um. Para aprender a viver, ter forças e membros capazes de suportar as intempéries, todos recebem a oportunidade de colocar em prática aquilo que aprenderam.

Cada espécie de seres vivos é submetida aos embates e às dificuldades, para que se adestrem e sejam fortes e aprendam a vencer.

Acredito que isso acontece como em uma partida de futebol. Para que os jogadores adquiram condições físicas e técnicas para participar dos jogos oficiais, eles passam por duros e exaustivos treinamentos. Passam por momentos difíceis. Só entram em campo para jogar aqueles que estão devidamente preparados. Os que foram mais exigidos, treinaram com mais vontade e se submeteram a momentos de cansaço e de dor, certamente estarão mais aptos para a peleja.

O jogo da vida é a mesma coisa. Deus é nosso pai e é também o nosso treinador. Para alcançarmos a condição de firmeza, de equilíbrio e de espírito evoluído, temos que passar pela prova, pelo momento difícil, pela tempestade.

Como nos diz Emmanuel, no livro Vinha de Luz, é necessário que o homem, apesar das rajadas aparentemente destruidoras do destino, se conserve de pé, desassombradamente, marchando, firme, ao encontro dos sagrados objetivos da vida.

As tempestades são alavancas que nos impulsionam para a frente e para o alto.


SBC, 13/09/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário