sábado, 29 de março de 2014

A RIQUEZA E A POBREZA


Ary Brasil Marques

Muito se tem falado sobre a riqueza e a pobreza. Geralmente, ambas são tidas como provas muito difíceis. O interessante é que, mesmo sabendo disso, a maioria das criaturas busca com sofreguidão a primeira dessas provas, forçando mesmo a obtenção de riquezas por meio de jogos, loterias, concursos e alguns empregando até meios ilícitos nos negócios e nas relações com seus semelhantes.

Na ânsia de enriquecer, vale tudo, e a lei do Gerson passa a ser considerada como prova de competência e não de desonestidade.

Em minha opinião, tanto a riqueza como a pobreza são uma prova de desequilíbrio do organismo social. Creio que um dia, quando a nossa Terra alcançar um estágio mais evoluído, não haverá nem grandes fortunas e muito menos a miséria que dói em nossos corações.

Comparemos o organismo social com o organismo físico das pessoas. O nosso corpo humano, quando equilibrado, não possui nenhum órgão ou departamento privilegiado, mais rico ou melhor que os demais. Todos se entrelaçam e funcionam de maneira harmônica e cooperativa. O coração, que seria o órgão mais rico, não trabalha egoisticamente só para si, e procura alimentar com seu trabalho de purificação do sangue a todos os membros do organismo, que por sua vez recebem o líquido da vida através dos meios próprios de comunicação, que são as veias, artérias e vasos. E todos eles trabalham, cumprindo cada qual sua função específica em benefício do conjunto. Não há órgãos pobres, como não há órgãos ricos. Todos são igualmente importantes para o conjunto. Não há paternalismo, nenhum órgão recebe seu quinhão se não executa a tarefa que lhe foi confiada. Quando o organismo se desequilibra, e isso acontece pelos mais diferentes motivos, desde a alimentação como o tipo de vida que o indivíduo tem, a riqueza (neste caso o sangue) se concentra em determinada área, formando tromboses e danificando o corpo. E pela lei universal de harmonia, quando há riqueza em demasia numa região, consequentemente há pobreza em outra.

Na vida acontece o mesmo. Sempre que alguém tem demais, outro alguém tem de menos. E vem o desequilíbrio. O ideal é o equilíbrio dos membros de uma comunidade, sem excessos de lado a lado.

Como porém a Terra é um planeta de expiação e de provas, e tem uma população residente heterogênea e de diferentes graus evolutivos, nosso planeta não tem ainda a condição vibratória ideal para viver em equilíbrio, daí porque, no momento e possivelmente ainda por muito tempo, não ser possível atingir a igualdade de condições entre seus habitantes.

Assim sendo, o que o comunismo prega, por exemplo, é utopia se for considerado no tempo e no espaço do mundo de hoje. Esse ideal, no entanto, será atingido um dia. Para alcançá-lo é necessário a implantação do Evangelho do Amor nos corações de cada um de nós, o que possibilitará que façamos o plantio de um mundo melhor.

Essa planta deverá ser regada diariamente com doses maciças de amor e de fraternidade, e ela crescerá e se tornará grande e real, e um dia então abrangerá a Terra inteira.

Enquanto isso não acontece, cabe àqueles que forem aquinhoados com o talento da riqueza, promover uma melhor circulação dessa riqueza, proporcionando empregos, criando oportunidades para todos, não permitindo que o egoísmo crie compartimentos estanques de riqueza parada e mal aproveitada, sob pena de uma trombose no organismo social, como já está ocorrendo.

Não se deve partir para o paternalismo, mas também não é justo que se negue um mínimo de oportunidade de uma vida decente para aqueles nossos irmãos menos afortunados, dando a cada um o direito de utilizar seu livre arbítrio e seu trabalho para fazer sua parte no organismo social e assim mais rapidamente sair do estágio de ignorância e de miséria para que o mundo em que vivemos seja menos sombrio, menos violento, menos corrupto.

24/08/90


Nenhum comentário:

Postar um comentário