domingo, 30 de março de 2014

BRASIL 2307


Ary Brasil Marques

Adamastor estava completando 103 anos de idade, mas continuava em plena forma. Fora contemplado com um dos milagres da ciência, que a partir do ano 2200 conseguiu vencer o problema da velhice. Sua aparência e condição física eram de um jovem de 40 anos. Estávamos no ano de 2307.

Adamastor era apaixonado pela cidade de São Paulo. Gostava de apreciar as belas avenidas e parques de sua Sampa, com suas flores e belos jardins. Amava ver os modernos edifícios belos e funcionais. Orgulhava-se de não existir mais em sua cidade nem vestígios das antigas favelas e cortiços.

O Brasil se tornara o país mais adiantado do mundo, e exportava tecnologia avançada para os seus coirmãos. Todos os povos do planeta gozavam de muito progresso e de paz. A guerra entre os povos na Terra era coisa do passado.

As ruas da cidade, outrora cheias de automóveis e de outros veículos, hoje eram totalmente livres. O transporte agora era feito de maneira muito rápida, instantânea. Quem quisesse, por exemplo, ir para a praia de Copacabana no Rio de Janeiro, bastava se concentrar por alguns instantes. No mesmo instante a pessoa se desmaterializava e se materializava no local de seu destino.

Coisa de louco.

Adamastor gostava de assistir televisão. A televisão, agora com imagem perfeita e sem interferência, podia ser assistida em qualquer lugar sem necessidade de aparelhos receptores. Bastava uma tela branca, ou mesmo uma parede, onde o interessado, depois de sintonizar o seu pensamento com o programa que queria assistir, plasmava a imagem nessa tela.

Um luxo.

Aquele dia era um dia especial. Seu time, o São Paulo, iria receber no Morumbi a equipe do Atlas, de Júpiter. Os dois times chegaram à final do Primeiro Campeonato da Galáxia, e o vencedor da partida seria o campeão.

O Estádio do Morumbi fora totalmente reconstruído e era agora o mais moderno do planeta. Tinha uma imensa cúpula de vidro que o cobria por inteiro, e nem a chuva nem o vento interferiam no público e nos jogadores. Possuía 100.000 cabines individuais, numeradas, todas com muito conforto e visão do gramado.

Adamastor já tinha o seu ingresso. Por certo às 16 horas, no ponta pé inicial, estaria lá. Faria o seu tele transporte cinco minutos antes, pois não gostava de esperar.

Na hora certa, Adamastor estava em sua cabine, vestido com o uniforme de seu clube favorito.

O jogo foi muito difícil. Os dois times possuíam as melhores defesas da Galáxia, e por melhores que fossem os ataques o gol não saia. Os dois goleiros, excelentes, praticaram defesas maravilhosas, e o público viu talvez, mesmo sem a alegria do gol, a melhor partida dos últimos tempos.

Faltavam cinco minutos para o final. O São Paulo atacava com seu grande atleta Pelé oitavo. Na entrada da área, Pelé oitavo foi derrubado. Falta.

Roberto Ceni, goleiro do São Paulo e descendente de uma família de goleiros artilheiros, se prontificou a bater a falta. Feita a barreira, compacta, Roberto Ceni caminhou firme para a bola e chutou. Foi um pombo sem asa. Certeiro. No canto. No local onde a coruja faz seu ninho.

Gol! Gol do São Paulo! A multidão delirava. Poucos minutos depois o jogo terminava. São Paulo, Campeão da Galáxia! Milhares de pessoas, de pé, agitando bandeiras, gritavam o nome do novo campeão de toda a nossa galáxia.

Nesse instante, Adamastor acordou.


SBC, 07/11/2007.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário