domingo, 30 de março de 2014

DIGA NÃO AO FANATISMO


Ary Brasil Marques

Um dos maiores empecilhos à união de todos os homens de forma fraterna é sem dúvida o fanatismo.

O fanático é incapaz de ver qualidades no seu semelhante. Não aceita a alteridade. Só vê a sua verdade.

Em todas as atividades dos seres humanos existem as pessoas fanáticas. Essas pessoas, justamente por serem fanáticas, são intolerantes e muitas vezes usam de violência e partem por cima de seus oponentes como se eles fossem inimigos ferozes. Na verdade, os tais inimigos têm apenas o crime de esposarem outras ideias e maneiras diferentes de ver a vida.

No esporte temos visto verdadeiras tragédias provocadas por torcidas uniformizadas fanáticas dentro e fora dos estádios.

O fanatismo leva grupos a se organizarem para atacar e perseguir negros, nordestinos e homossexuais, o que fazem inclusive através de proselitismo na Internet.

A religião, que deveria servir de ponto de união da pessoa com Deus e com os semelhantes, serve ao contrário de instrumento de separação e de violência.

Guerras religiosas aconteceram em todos os tempos, e a maioria delas devido ao fanatismo. Desde as Cruzadas vemos as pessoas matarem em nome de Deus. Nos dias de hoje tivemos muita violência entre católicos e protestantes na Irlanda, e no Oriente Médio, árabes e judeus se hostilizam e se agridem.

O pior dos fanatismos é o fanatismo religioso. Respeitar a opinião daquele que não pensa como nós é dever de todos aqueles que têm no Evangelho de Jesus a orientação para que aprendamos a amar o semelhante.

Não importa a corrente religiosa que a pessoa pertença, nem sua ideologia política, tampouco sua raça ou condição social. Ele pode ser simpatizante de outro clube de futebol, maior rival do nosso. Pode pertencer a correntes de ideias totalmente contrárias ao nosso modo de pensar. Antes de ser nosso adversário, ele é um irmão querido que, a sua maneira, busca igualmente um mundo melhor.

Existem fanáticos em todos os campos. Mesmo na Doutrina Espírita que tem uma verdadeira luz a nos orientar o caminho, existem pessoas que se fanatizam.

Tem gente que atribui tudo a influência dos espíritos, inclusive momentos de irritação e de perda de controle, nunca reconhecendo ser o único causador daquele fato.

Vamos lutar contra o fanatismo. A melhor maneira de seguir o caminho maravilhoso que escolhemos é o equilíbrio, a calma, o bom senso. Nada de exageros. Nada de nos considerar os únicos detentores da verdade, pois sabemos que cada um recebe de nosso Pai Celestial em nossa vida, a parcela de verdade apropriada para nós no momento.


SBC, 27/06/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário