sábado, 29 de março de 2014

A VIOLÊNCIA DE TODOS NÓS


Ary Brasil Marques

Estamos vivendo uma época de grandes transformações. Aproxima-se o fim de mais um milênio. As maravilhas tecnológicas são tantas e a rapidez das informações tão instantânea que não conseguimos acompanhar a marcha do progresso. A par de tudo isso, a liberação dos costumes e a influência enorme dos meios de comunicação na vida de todos, fez explodir uma onda de corrupção, de sexo e de violência.

Vale tudo e tudo vale. A ordem é: mexa-se, libere-se, assuma, divirta-se, leve vantagem em tudo. O resultado dessa ampla liberação do ser humano está nos jornais.

Todos os dias fala-se de corrupção, de estupro, de violência, de atentados. E a impunidade campeia. Como são tantos, a maioria talvez, que se deixaram levar pelas sensações e prazeres do mundo, que se torna difícil punir os transgressores, pois consideramos transgressores aqueles que se deixam apanhar. Os outros, são cidadãos respeitáveis.

E na ânsia de mudar, passamos a ser comentaristas da vida alheia. Nas rodas de amigos, no recesso do lar, no serviço, em toda a parte, não fazemos outra coisa senão comentar, fofocar, criticar. Nos arvoramos em juízes da conduta dos outros, gritando a quatro ventos que é necessário punir os culpados.

Muitos pedem a pena de morte, outros gritam pedindo, pasmem, a mutilação daqueles que consideramos criminosos ou que chamamos de animais, como vimos estarrecido num debate de televisão que reunia senhoras para atacar a violência, defender o que é justo, só que com soluções igualmente violentas. E nessa grita, nos esquecemos dos princípios básicos de defesa, de que alguém só pode ser considerado culpado após ter sido dada a essa pessoa a oportunidade de falar, de se defender.

Estamos iguais à multidão sedenta de sangue que se acotovelava no circo romano. E como eles, gritamos pela execução, pela morte, pelo suplício de nosso semelhante, nos esquecendo que violência gera violência e de que não podemos julgar o outro pois estamos todos no mesmo barco, onde predominam as orgias, a falta de respeito, o materialismo grosseiro (É só ver um filme na TV, ou assistir uma novela, um debate, um programa humorístico, que comprovamos esse fato). E depois queremos mutilar o estuprador.

Será que aquele homem rude, inculto, que vê todos os dias filmes e exemplos de conduta em todos os meios de comunicação, que deu vazão aos seus instintos mais grosseiros, é o único responsável pelo ato que cometeu?

Mas nós queremos punir. Nos babamos de alegria quando um ministro é denunciado por corrupção. Não admitimos a hipótese dele ser inocente, isso não conta. Berramos pelo castigo, achamos que assim agindo estamos lutando pela melhoria do mundo.  Se alguém é acusado de ter arremessado uma bomba em campo de futebol, causando uma morte, não queremos saber de dar a oportunidade ao acusado de se defender, pois para nós, os juízes onipotentes, ele é culpado a priori, deve pagar, deve ser preso, e se for um estuprador que morra, que seja mutilado.

Como no circo romano, a multidão urra. E o interessante é que se lançarmos um olhar sobre a arquibancada do enorme circo que reúne os acusadores, vemos que lá estão pessoas de bem, jornalistas, professores, médicos, religiosos, inclusive espíritas. Toda essa gente quer mudar o mundo. Só que ninguém procura seguir o exemplo maior do Mestre único, que nos ensinou a nos amarmos uns aos outros.

Ninguém está pensando em eliminar as causas de todos esses males, ninguém está colaborando na educação e na orientação das pessoas, em cuidar com carinho da infância e da juventude sem levar para os que ainda estão em formação os nefandos exemplos de uma vida voltada para o materialismo puro.

Queremos condenar. Somos os juízes. Somos os carrascos. Somos os certinhos. Todos os outros são ladrões, malfeitores, corruptos, bandidos.

AQUELE QUE ESTIVER SEM PECADO, QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.


SBC, 08/04/1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário